Licenciamento 2025: agosto é o mês de veículos com placas de final 3 e 4

5 de agosto de 2025

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta que, a partir de 1º de agosto, começa o prazo para o licenciamento anual obrigatório dos veículos com placas de final 3 e 4. O procedimento deve ser concluído até o fim do mês.


Em setembro, será a vez dos veículos com placas de final 5 e 6, seguindo o calendário estabelecido para 2025.

O processo de licenciamento teve início em julho, com os veículos de placas finais 1 e 2. Segundo o Detran-SP, 9,8 milhões de veículos — cerca de 46,6% da frota paulista — já haviam sido licenciados até o final de junho.


Ao todo, cerca de 21 milhões de veículos, entre automóveis, motocicletas, caminhonetes e outros, devem ser regularizados ao longo deste ano. A taxa de licenciamento em 2025 é de R$ 167,74. O pagamento pode ser feito por internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.


Como fazer o licenciamento

Para licenciar o veículo, é necessário quitar o IPVA e eventuais multas. Com o número do RENAVAM em mãos, o proprietário deve efetuar o pagamento da taxa e, após a compensação bancária, acessar o documento digital atualizado. O CRLV-e pode ser baixado ou impresso em papel comum por meio do portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Circulação sem licenciamento gera multa e recolhimento

O licenciamento é obrigatório e garante a regularidade da circulação dos veículos no estado. A ausência do documento é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado. Em 2024, dirigir sem licenciamento foi a segunda principal causa de autuação nas vias paulistas.


A liberação do veículo recolhido pode ser feita de forma rápida por meio do sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), disponível no site do Detran-SP. O serviço permite a solicitação da liberação digital diretamente pelo celular, após o pagamento das pendências.


Calendário de licenciamento 2025 – veículos de passeio:

  • Julho: finais 1 e 2


  • Agosto: finais 3 e 4


  • Setembro: finais 5 e 6


  • Outubro: finais 7 e 8


  • Novembro: final 9


  • Dezembro: final 0



Caminhões e caminhões-tratores:

  • Setembro: finais 1 e 2


  • Outubro: finais 3, 4 e 5


  • Novembro: finais 6, 7 e 8


  • Dezembro: finais 9 e 0



FONTE: São Carlos Agora (www.saocarlosagora.com.br)

23 de setembro de 2025
No primeiro semestre de 2025, a blindagem de carros no Brasil registrou um aumento significativo. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 22.425 veículos receberam proteção blindada, representando um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024. Este aumento reflete a crescente demanda por segurança no país. Carros blindados: uma tendência em crescimento A blindagem de carros no Brasil continua a crescer, com uma frota estimada em cerca de 425 mil veículos. O avanço tecnológico e a inovação em materiais tornaram a blindagem mais acessível, enquanto certificações aumentaram a confiança dos consumidores. São Paulo lidera o ranking com 18.898 carros blindados, seguido por Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Blindagem de veículos no Rio de Janeiro No Rio de Janeiro, a procura por blindagem de nível III, que oferece maior proteção, aumentou. Este nível de blindagem, controlado pelo Exército Brasileiro, é mais restrito e exige autorização especial. Nos primeiros seis meses de 2025, 25 carros receberam essa proteção, a maioria no estado fluminense. Segurança pública e carros blindados A blindagem de veículos também se tornou uma tendência entre as forças de segurança pública. Em 2023, órgãos de segurança blindaram 1.518 veículos, número que subiu para 2.618 apenas no primeiro semestre de 2025. As equipes consideram a blindagem um recurso essencial para garantir a segurança dos agentes no combate ao crime. A crescente demanda por carros blindados no Brasil reflete a busca por segurança em um cenário de criminalidade crescente. A inovação tecnológica e a regulamentação rigorosa garantem que a blindagem continue a ser uma solução eficaz para proteger vidas. FONTE: Mobilidade Sampa
18 de setembro de 2025
O aumento dos ataques a carros blindados nas ruas do Rio de Janeiro tem gerado novos movimentos no setor de segurança veicular. As ocorrências recentes mostram que até veículos equipados com níveis altos de blindagem estão sendo alvos de ações criminosas. Ou seja, há intensificação na busca por soluções ainda mais eficazes. A incidência desses episódios em locais e horários de grande fluxo destaca a exposição dos motoristas mesmo em áreas teoricamente seguras. Isso torna a proteção veicular um tema de interesse nacional em 2025. Os dados mais recentes revelam que o Rio desponta como o estado brasileiro com o maior número de veículos protegidos com blindagem de nível III, a máxima permitida para civis. Esse tipo de proteção é projetado para resistir a disparos de fuzis. Portanto, responde a um cenário onde a criminalidade busca constantemente métodos para superar as barreiras impostas pela tecnologia de segurança. A crescente procura por blindagem reforçada reflete, sobretudo, um contexto de insegurança persistente nas vias públicas. Como funciona a blindagem de veículos no Brasil? O processo de blindagem de automóveis no Brasil segue regulamentações específicas, exigindo empresas credenciadas e aprovação prévia de órgãos de segurança pública. Existem diferentes níveis de proteção, sendo a blindagem nível III-A a mais popular, desenvolvida para resistir a disparos de armas leves, como pistolas e revólveres. Já a nível III, procurada em estados com maior registro de crimes violentos, oferece resistência contra armas de grosso calibre, como o fuzil. Por que o Rio de Janeiro lidera a demanda por carros blindados? O Rio de Janeiro possui características socioeconômicas e geográficas que explicam a liderança nacional em carros com blindagem. As estatísticas apontam que, no primeiro semestre de 2025, quase 90% das autorizações para veículos com blindagem de nível III estavam concentradas no estado. Especialistas ouvidos pelo setor apontam que a presença marcante do crime organizado e a circulação de armas de fogo de alta potência impulsionam a busca por esse serviço. Além disso, episódios recentes, como ataques organizados a veículos protegidos, demonstram um grau de planejamento por parte dos criminosos, que estudam os tipos de defesa empregados antes de praticar os delitos. Essa realidade obriga os proprietários a avaliarem constantemente as opções disponíveis, muitas vezes recorrendo a níveis de blindagem semelhantes aos encontrados em regiões internacionais conhecidas pela instabilidade, como alguns países do Oriente Médio. Empresas especializadas afirmam que o volume de veículos protegidos no Brasil supera até mesmo países com históricos de conflitos armados, sinalizando um desafio estruturante. Diante desse cenário, autoridades destacam a importância de estratégias integradas para controle da circulação de armas ilegais, citando iniciativas de apreensão de armamentos como uma das prioridades. Entre janeiro e julho de 2025, cerca de dois fuzis são apreendidos por dia no Rio, mostrando a constante movimentação das forças de segurança na tentativa de reduzir o poder de fogo nas ruas. Alta demanda por blindagem de nível III em áreas metropolitanas Crescimento acima de 11% no número de veículos blindados entre 2024 e 2025 Custos elevados e alterações na dirigibilidade dos veículos Ação coordenada de organizações criminosas para superar sistemas de proteção Blindagem máxima: qual a diferença entre os níveis e quem pode acessar? A legislação brasileira detalha os tipos de blindagem disponíveis para civis e o diferencial para as Forças Armadas. Enquanto o nível III protege contra projéteis de alta velocidade, apenas militares têm acesso à blindagem de última geração, capaz de resistir até a explosivos. Para motoristas comuns, a escolha entre os níveis envolve ponderar segurança, custos e as necessidades do dia a dia. 1. Nível III-A: defesa contra pistolas e revólveres, comum em veículos executivos. 2. Nível III: proteção reforçada contra fuzis, com alto valor agregado. 3. Blindagem militar: restrita às Forças Armadas, desenvolvida para cenários de terrorismo e confronto intenso. A tendência observada é o crescimento constante da busca por proteção máxima, reflexo direto das particularidades da violência urbana registrada nas grandes cidades brasileiras. Observando os acontecimentos recentes e os dados das entidades do segmento, percebe-se que a discussão sobre carros blindados não se limita ao universo automotivo, mas integra um debate mais amplo sobre segurança pública no país. O acesso à blindagem de alta resistência aponta para desafios econômicos, estratégicos e sociais, exigindo ações coordenadas para enfrentar a complexidade dos riscos atuais. Em 2025, a blindagem de veículos destaca-se como um reflexo claro do ambiente de insegurança e da busca por alternativas de proteção em um cotidiano marcado por tensões urbanas. FONTE: Correio Braziliense
16 de setembro de 2025
O interesse por carros blindados no Brasil continua crescendo significativamente. A blindagem de veículos oferece proteção adicional, mas é essencial entender suas limitações e a importância de práticas de segurança adequadas. · Aumento da frota de carros blindados anualmente · Principais marcas escolhidas para blindagem · Dicas de segurança para motoristas de veículos blindados O crescimento da frota de carros blindados no Brasil A frota nacional de carros blindados tem aumentado desde 2021. Em 2024, mais de 34,4 mil veículos receberam essa proteção. Ao todo, cerca de 400 mil veículos blindados circulam no país atualmente. Quais marcas lideram as blindagens de veículos? Marcas como Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD são líderes na instalação de proteção balística. São Paulo destaca-se com cerca de 85% das blindagens realizadas. A blindagem é realmente segura? Apesar da blindagem oferecer segurança, não é um escudo absoluto. Procedimentos equivocados ou uma rotina previsível podem comprometer a segurança. Como aumentar a segurança ao usar um carro blindado? Para aprimorar a sua segurança , considere as seguintes práticas: · Variação de trajetos e horários evita previsibilidade. · Evite parar em zonas críticas ou de pouca visibilidade. · Treine saídas rápidas e coordenadas. · Revise regularmente a blindagem e sistemas do veículo. · Mantenha discrição para evitar chamar atenção. · Mantenha vidros sempre fechados para mais proteção. · Use películas escuras para reduzir a visibilidade interna. Pontos principais sobre carros blindados no Brasil · A frota de carros blindados continua aumentando significativamente. · Marcas específicas dominam o mercado de blindagens. · A segurança começa com práticas corretas e formação contínua. FONTE: PERFIL Foto: Divulgação/BYD
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