Blindagem automotiva: 6 cuidados essenciais com a proteção balística do seu carro

28 de agosto de 2025

Especialista orienta sobre as práticas fundamentais para garantir a eficácia e a durabilidade da blindagem automotiva. 


Os cuidados com a blindagem automotiva incluem manutenções preventivas com frequência pré-determinada.

 

O Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo, com mais de 340 mil veículos registrados na base civil referente à proteção balística. Apenas em 2023, quase 30 mil automóveis passaram por processo de blindagem automobilística, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

 

Os números indicam a preocupação com a segurança pessoal, que envolve não apenas adquirir um carro blindado, mas manter a proteção balística em perfeitas condições para garantir sua eficácia em caso de necessidade. De acordo com o especialista em blindagem automotiva de alta performance da blindadora Allblin, Gabriel Barboza, os cuidados com o veículo blindado incluem manutenções preventivas com frequência pré-determinada.

 

“Para manter a garantia e a vida útil da blindagem, o veículo tem que passar pelas revisões periódicas que constam no manual da blindadora”

 

Confira, a seguir, seis cuidados essenciais que todo proprietário de carro blindado deve adotar a fim de não comprometer a vida útil da blindagem automotiva:

 

  1. PORTAS

Nunca feche a porta com os vidros abaixados, pois isso poderá causar sua rachadura e/ou quebra.


    2.  PARA-BRISA

Evite colocar GPS ou equipamentos com ventosa nos vidros. A ventosa faz pressão podendo marcar permanentemente o vidro blindado.

 

   3.  LIMPEZA

É importante remover a sujeira dos vidros e canaletas internas com pano limpo e úmido, lembrando sempre de não utilizar produtos químicos como thinner, querosene, álcool etc.


   4.  ACIONAMENTO DOS VIDROS

O acionamento dos vidros deve ser feito somente com o motor do carro ligado para não sobrecarregar o sistema elétrico, evitando danos ao motor da máquina das janelas.

 

   5.  ADESIVOS x VIDROS

É recomendado não aplicar nenhum tipo de material sobre os vidros de blindados e manter sempre objetos como anéis, canetas e outros que possam vir a ter contato com os vidros em seus devidos compartimentos, nunca em cima do painel, pois podem causar riscos ou marcas.

 

   6.  PORTA-MALAS

O aumento no peso da tampa traseira em decorrência da blindagem, pode afetar os amortecedores originais da tampa traseira, por isso evite o fechamento brusco, pois ele pode ocasionar a quebra do vidro.

 

Além dessas dicas essenciais, é importante também que os proprietários de blindados evitem deixar os veículos no sol, não exponham os automóveis a choques de temperatura e realizem revisões periódicas, seguindo as indicações de suas blindadoras de confiança. As manutenções de veículos blindados envolvem: funilaria especializada e pintura; substituição de vidros laminados; aumento de potência de máquinas de vidros; troca de amortecedores de portas e porta-malas; tratamento contra infiltrações; instalação de insulfilm próprio para blindados; recuperação e pintura de rodas de liga e manutenção de travas elétricas.

 

 

FONTE: Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade

FOTO: Revista Carro


26 de agosto de 2025
São Paulo lidera com mais de 22 mil blindagens em seis meses  No Brasil, o aumento da violência urbana tem levado motoristas a buscar proteção extra para seus veículos. No primeiro semestre de 2025, mais de 22 mil carros foram blindados, com São Paulo liderando a demanda por esse serviço. Denise, uma empresária de São Paulo, decidiu blindar seu carro após escapar de uma tentativa de assalto. Ela foi abordada por dois homens em uma moto enquanto dirigia. “Na hora que eu parei no semáforo o cara parou com a moto e o garupa já bateu no vidro”, relata Denise sobre o incidente que a levou a investir na segurança de seu veículo. A Associação Brasileira de Blindagem registrou um aumento de 11% no número de blindagens em comparação ao ano anterior. O custo para blindar um carro varia entre R$ 70 mil e R$ 180 mil, dependendo do modelo. Além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro , Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul também apresentam alta demanda pelo serviço. O proprietário de uma empresa de blindagem em São Paulo explica que o trauma de experiências violentas é um dos principais motivos que levam os motoristas a optarem pela blindagem. O processo é regulamentado e autorizado pelo Exército Brasileiro, garantindo que as normas de segurança sejam rigorosamente seguidas. Qual o motivo do crescimento na blindagem veicular no Brasil? O aumento da violência urbana tem levado motoristas a buscar proteção extra para seus veículos. Quantos carros foram blindados no primeiro semestre de 2025 e qual cidade lidera essa demanda? Mais de 22 mil carros foram blindados no primeiro semestre de 2025, com São Paulo liderando a demanda. Qual foi a porcentagem de aumento nas blindagens em relação ao ano anterior? A Associação Brasileira de Blindagem registrou um aumento de 11% no número de blindagens em comparação ao ano anterior. Quais estados, além de São Paulo, apresentam alta demanda por blindagem veicular? Os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul também apresentam alta demanda pelo serviço de blindagem. FONTE: Record.r7
21 de agosto de 2025
Qualquer veículo pode ser blindado? Atualmente, qualquer veículo pode ser blindado, sim. Ainda sim, vale ressaltar que todos os equipamentos de proteção podem exigir bastante do seu carro . Mesmo com a fibra de aramida, que é o item mais leve de uma blindagem , aumenta o peso do seu automóvel entre 100 kg e 200 kg. O que é necessário para blindar um veículo? Para contratar a blindagem do veículo, o proprietário deve apresentar os seguintes documentos: Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Licenciamento Anual (CRLV); documento de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência. Quais carros valem a pena blindar? Os 10 modelos mais blindados no Brasil: Toyota Corolla. Toyota Hilux. BMW X1. Jeep Commander. Honda Civic. Jeep Compass. Volkswagen Virtus. Volkswagen T-Cross. Quanto tempo dura a blindagem? A blindagem de um carro tem uma validade padrão de três anos e mesmo com esse período, é preciso fazer revisões. Uma dica é que a primeira revisão seja feita 60 dias após finalizar o serviço. Como o seu carro foi desmontado para inserir as proteções, é importante fazer uma avaliação prévia. Qual blindagem segura tiro de fuzil? Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos. Pode blindar só os vidros do carro? Posso blindar apenas os vidros do carro? Não, pois o Exército não autoriza o serviço e, para fazer qualquer processo de blindagem, precisa-se da autorização e do acompanhamento do Exército. É proibido andar com carro blindado? Que documento preciso para dirigir um carro blindado? Qualquer motorista com CNH categoria B pode dirigir um carro blindado, sem necessidade de documentação especial. Mas a comercialização, locação, fabricação e propriedade de um blindado exige a certificação do Exército Brasileiro. Porque carro blindado não pode ficar no sol? Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. O que é uma blindagem nível 5? 5 - Nível IV Trata-se do nível mais potente de proteção, sendo capaz de suportar disparos de qualquer arma ou metralhadora. Quem pode ter carro blindado no nível 3? 3 - Blindagem Nível III A proteção de nível III tem uso restrito, dependendo de licença especial concedida pelo Exército Brasileiro. Oferece resistência a tiros de fuzil. No entanto, o processo é mais demorado e agrega maior peso ao veículo, o que limita o número de modelos que o suportam. FONTE: Portal Insights
19 de agosto de 2025
A segurança dos veículos evoluiu muito, indo além do aço e dos sistemas tradicionais. A blindagem moderna utiliza materiais avançados e tecnologias inovadoras para garantir mais proteção sem comprometer o desempenho. Essa evolução trouxe mais leveza, resistência e praticidade para quem busca segurança no trânsito.
Show More