Como aumentar a vida útil da blindagem do seu carro? O Brasil conta com a maior frota de veículos blindados do mundo. São mais de 340 mil veículos registrados na base civil equipados com proteção balística.
De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), só em 2023, cerca de 30 mil carros receberam a blindagem, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.
A preocupação com a segurança pessoal envolve não apenas adquirir um carro blindado, mas manter a proteção balística em perfeitas condições para garantir sua eficácia em caso de necessidade.
“Para manter a garantia e a vida útil da blindagem, o veículo tem que passar pelas revisões periódicas que constam no manual da blindadora”
Agora, vamos aos seis cuidados essenciais para garantir a vida útil da blindagem:
Portas
Não feche a porta com os vidros abaixados, já que isso pode causar sua rachadura e/ou quebra.
Para brisa
Evite posicionar o GPS ou outros equipamentos com ventosas nos vidros, pois elas fazem pressão e isso pode marcar permanentemente o vidro blindado.
Limpeza
A limpeza é fundamental para aumentar a vida útil da blindagem. Portanto, remova toda a sujeira dos vidros e canaletas internas. O ideal é apenas um pano úmido, evitando produtos químicos, especialmente thinner, querosene, álcool etc.
Acionamento dos vidros
Acione os vidros somente com o motor do carro ligado para não sobrecarregar o sistema elétrico, evitando assim danos ao motor da máquina das janelas.
Adesivos x vidros
Recomenda não aplicar qualquer tipo de material sobre os vidros blindados, evitando também objetos que possam vir a ter contato com os vidros em seus devidos compartimentos.
Dê atenção principalmente em cima do painel, pois podem causar riscos ou marcas.
Porta-malas
A blindagem aumenta o peso da tampa traseira do porta-malas e isso pode aumentar a pressão sobre os amortecedores originais da tampa traseira. Isso exige cuidado na hora de fechá-la, evitando principalmente movimentos bruscos para não quebrar o vidro.
A manutenção dos veículos blindados envolvem:
- funilaria especializada e pintura;
- substituição de vidros laminados;
- aumento de potência de máquinas de vidros;
- troca de amortecedores de portas e porta-malas;
- tratamento contra infiltrações;
- instalação de insulfilm próprio para blindados;
- recuperação e pintura de rodas de liga;
- manutenção de travas elétricas.
Além dessas dicas, o especialista também reforça a necessidade de evitar deixar o veículo blindado sob o sol por muito tempo, não expor o veículo a choques de temperatura e realizar as revisões periódicas, seguindo as indicações de suas blindadoras de confiança.
FONTE: Notícias de Automóveis


