A importância da revisão periódica para garantir a segurança dos carros blindados

27 de agosto de 2024

Como todos os automóveis, os blindados também precisam de revisão periódica e do acompanhamento da blindadora para garantir a manutenção dos níveis de segurança e proteção.


Assim, o proprietário terá sempre um carro impecável, com todos os itens funcionando perfeitamente, sem o risco de que um imprevisto ou mal funcionamento possa comprometer o necessário nível de proteção.


As blindadoras existentes no mercado dispõem de um plano de manutenção da garantia do serviço e dos componentes relacionados à desejada proteção. Isso para garantir que a blindagem seja eficiente ao longo de toda a vida do veículo.


Pelas características e maior número de itens e equipamentos incorporados, os carros blindados precisam efetuar dois programas de revisões – o da montadora e o da blindadora – mas muitos proprietários esquecem de cumprir esse importante mandamento. O do fabricante do veículo, para garantir o funcionamento correto de toda a parte mecânica e o da blindadora, para a proteção dos usuários do automóvel.


Uma das preocupações principais da blindagem automotiva são os vidros, componentes fundamentais para a segurança dos ocupantes do veículo. Pela maior espessura e resistência balística, é necessário a análise periódica para atestar que estejam livres do processo de delaminação que se deteriora ao longo dos anos. Por isso, no programa de revisões é importante incluir um exame dos vidros antes do término do período de garantia.


Também a revisão dos motores que fazem o funcionamento dos vidros laterais móveis das portas (normalmente os dianteiros) é fundamental. Alguns modelos de veículos não permitem a realização da chamada potencialização elétrica dos motores de acionamento e, neste caso, são utilizados amortecedores hidráulicos que auxiliam na subida dos vidros blindados, muito mais pesados que os originais. Este sistema exige maior manutenção preventiva e ajustes, pois com o tempo, os vidros podem passar a se movimentar de forma deslocada, reduzindo a vida útil das guarnições e podendo gerar algum princípio de delaminação por conta do atrito.


Delaminação é o processo de separação ou descolamento das lâminas de vidro do policarbonato que constitui o conjunto de resistência balística de um vidro blindado. Também é formado por materiais de diferentes índices de dilatação ou absorção de propriedades químicas que, em continuada exposição ao calor e à umidade e ao contato direto com os filmes de escurecimento muitas vezes utilizados, contribuem para o processo de delaminação. E todo vidro blindado, independentemente de fabricante, origem ou materiais utilizados, pode entrar em processo de delaminação com o decorrer do tempo.


Os vidros com propriedades balísticas possuem prazo de garantia contra a delaminação, que pode variar de acordo com as suas características. Uma inspeção especializada identifica um princípio de delaminação, o que permite ação imediata junto ao fabricante antes do término do período de garantia.


Outro aspecto muito importante para os usuários são os vidros das portas que precisam ter deslizamento eficiente e suave pelas canaletas, principalmente em emergências. Por isso, necessitam de frequente manutenção preventiva, reajustes e lubrificação adequada das canaletas.


Também é fundamental a verificação cuidadosa de infiltração de água, por menor que seja e não perceptível pelos ocupantes, que pode dar início a um processo de ferrugem comprometendo a eficiência do sistema.


As portas e o funcionamento das fechaduras também precisam de cuidados periódicos e preventivos. A regulagem deve ser perfeita para evitar eventuais falhas, porque o peso acrescido pela blindagem pode influir no funcionamento normal das dobradiças e fechaduras.


Também poucos proprietários dedicam importância aos cuidados com a porta do compartimento de bagagens, assim como com os seus amortecedores hidráulicos auxiliares. O peso adicional da blindagem sobrecarrega o funcionamento dos amortecedores que apesar de serem recalibrados para perfeito funcionamento, podem comprometer a eficiência da sustentação da tampa do bagageiro e resultar em acidente.


Durante a realização da revisão de blindagem, algumas empresas oferecem também a verificação de itens de desgaste que têm a sua vida útil reduzida devido ao peso agregado. Dependendo dos serviços apontados pelo proprietário do veículo e com o prévio agendamento, é possível realizar a Revisão de Blindagem no mesmo dia.


Para garantir a segurança e proteção sua e de sua família, o proprietário de um veículo blindado deve obedecer o programa de manutenção definido pela blindadora – assim como faz com o da montadora – para obter sempre o melhor do bem adquirido, durante e depois do período de garantia.



FONTE: SICOPEÇAS

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More