Blindagem automotiva bate recorde em 2024; veja como funciona procedimento

6 de maio de 2025

Setor projeta crescer ainda mais em 2025, mesmo com a queda nos números de roubo e furto de veículos em São Paulo, principal mercado para blindados.

O mercado brasileiro de blindagem bateu recorde em 2024, refletindo a sensação de insegurança da população, com um crescimento de 17,5% em comparação com o ano anterior.


Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o país blindou mais de 34 mil veículos, sendo a maioria para uso civil, consolidando o Brasil como o maior mercado mundial de blindagem civil.


A reportagem da CNN pôde conhecer o procedimento para blindagem dos veículos, o processo consiste em revestir o carro com camadas protetoras, tanto na carroceria, quanto nos vidros. Os materiais que compõem a proteção podem variar, alterando o peso e o custo, mas em geral a blindagem é composta por: aço, manta de aramida e vidro balístico.


O custo médio para uma blindagem em São Paulo pode variar entre R$ 90.000 e R$ 150.000,00.


Mesmo com a queda nos roubos e furtos de automóveis em São Paulo em 2024, considerando que o estado registrou uma diminuição de 13% em relação ao ano anterior, como mostram os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Uma pesquisa Datafolha de abril deste ano revelou que a percepção de aumento da criminalidade nos últimos 12 meses é maior entre os moradores do estado de São Paulo do que na média brasileira.


Já no Rio de Janeiro, dados de março de 2025, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), apontaram o menor número de roubos de veículos para o mês desde o início da série histórica, em 1991, mesmo assim o medo persiste.

Mas a escalada do mercado de blindados é notável quando observada a trajetória recente do setor. Em 2021, pouco mais de 20.000 unidades foram blindadas, número que subiu para quase 26 mil em 2022, evidenciando uma aceleração contínua na procura por segurança sobre rodas.


Com os resultados de 2024, a frota de carros blindados no país aproxima-se da marca de 400.000 unidades, um volume sem paralelos em outros países, para o segmento não militar.


O perfil da blindagem mais comum no Brasil permanece focado na proteção de nível III-A, responsável por 96% dos serviços realizados. Esta classificação garante resistência contra disparos de armas de fogo de mão, incluindo até o calibre .44 Magnum, considerado um padrão adequado para a segurança contra assaltos urbanos.


No país, outros tipos de blindagens que protegem o veículo até contra tiros de fuzil não são permitidos sem autorizações especiais do Exército. Tradicionalmente associada a SUVs e sedãs de luxo, a blindagem tem visto uma expansão na sua base de clientes.


Blindagem internacional

Somente a Carbon, maior empresa de blindagem civil do mundo, sediada em São Paulo, blindou quase 5.000 veículos em 2024, um aumento de 43% sobre o ano anterior, com uma fatia de quase 15% do mercado nacional. O grupo pretende faturar R$ 600 milhões em 2025.


O Brasil é tamanha referência no tema, que a companhia é responsável pela única homologação global para blindagem da Volvo, marca sueca. Os carros da montadora sueca são enviados para o Brasil para que sejam blindados antes de retornarem para os países de origem. Pelo menos 200 carros que são blindados anualmente pelo grupo vêm de fora do Brasil.


A empresa projeta um faturamento de R$ 600 milhões em 2025, mirando a meta de blindar 6.000 veículos, um crescimento adicional de 25% em volume, se comparado ao ano anterior.


FONTE: CNN BRASIL


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A sensação de insegurança, principalmente, nos grandes centros urbanos, gera uma grande busca por soluções de proteção contra a violência em diversos espaços, como nos veículos. Por conta disso, existem diversos níveis de blindagem para veículos.
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O nível de violência no trânsito no Brasil gera muito medo e insegurança para os condutores. O número de assaltos e uso de armas de fogo cresce a cada ano. E ter um carro blindado é uma opção para as pessoas terem um pouco mais de segurança e proteção contra tiros e explosões. Trata-se de colocar um reforço com camadas de materiais resistentes à balística na carroceria dos veículos. Saiba mais no texto a seguir! Tipos de blindagem de veículos Sim, existem tipos de blindagem diferentes, cada um oferecendo margem de segurança. Entenda! Nível 1: protegendo contra disparos de armas 22 e 38. Nível 2: protegendo contra disparos de pistolas 9 mm e revólveres 357 Magnum. Nível 3 – A: mais procurado nas concessionárias, protegendo contra disparos de submetralhadoras 9mm e revólveres 44 Magnum. Nível 3 -B (proibida no Brasil, dependendo de licença especial do Exército): protegendo contra disparos de fuzis e armas de uso restrito. Nível 4 (proibida no Brasil, permitido apenas para pessoas jurídicas e transportadoras de valores): protegendo contra disparos de outras armas. Empresas que fazem a blindagem Não se pode fazer a blindagem de veículos em qualquer local. O certo, por lei, é buscar uma empresa certificada pelo Exército e autorizada para realizar tal tipo de serviço. Os materiais balísticos utilizados e possíveis testes realizados também devem ser pré-aprovados. Mesmo assim, é preciso antes pesquisar sobre qual o nível de blindagem atenderá as necessidades, sem contar os anos de garantia para o veículo, incluindo para os vidros. Etapas do processo de blindagem veicular Etapa 1. Autorização do Exército Exato! É preciso solicitar ao Exército autorização para blindar um veículo, algo que pode levar 120 dias. Etapa 2. Desmontagem do veículo Nessa etapa é mantida apenas a lataria, o motor e o painel, retirando a capa interna do teto, o forro das portas, os bancos, os vidros e as todas. Etapa 3. Instalação interna dos materiais com resistência à balística São colocadas três camadas de vidro – constituídas de placas de policarbonato intercaladas com vidro de até 1,8 cm, 2,1 cm ou 4 cm, a depender do nível de blindagem – e uma de acrílico no lado interno do veículo, fixadas com cola especial a uma alta temperatura. Etapa 4: Blindagem da lataria Nessa fase do processo, que leva em torno de 30 dias, a lataria recebe 12 camadas de aramida – que é tipo um tecido -, combinando com aço inox laminado. Etapa 5. Recolocação dos acessórios Colunas de maçanetas, cintos de segurança e mais recebem o reforço necessário. Nas rodas do carro, por exemplo, são colocadas cintas – isso se os pneus já não vierem run-flat de fábrica. Até mesmo teto solar, se houver, deve ser fixo de um jeito diferente – respeitando a Portaria nº 55 do Exército Brasileiro de 2017.7 Etapa 6. Testes específicos É claro que, ao passar por essa transformação, o carro não pode perder suas características particulares ou funcionalidades originais. Por isso, são realizados testes específicos para garantir que tudo fique bem, ao mesmo tempo que o veículo possa passar a oferecer o máximo de segurança por meio da blindagem. FONTE: ENGENHARIA360
12 de junho de 2025
Veículos blindados são veículos que se utilizam de uma proteção estrutural reforçada de aço, conhecida como blindagem , que visa proteger os ocupantes contra tiros e explosões . A blindagem pode ser utilizada tanto em carros de passeio , veículos de transporte de valores e veículos militares, como em carros de combate , aeronaves e navios . Os veículos civis também podem ser blindados e são geralmente usados por chefes de estado , ou ainda em zonas de conflito ou países com altos índices de violência , como o Brasil , Paraguai e Colômbia . Os veículos blindados também são usados rotineiramente por empresas de segurança para transportar dinheiro ou objetos de valor a fim de reduzir o risco de roubo ou sequestro da carga. O projeto e a finalidade do veículo determinam a quantidade de blindagem necessária, pois a blindagem é geralmente muito pesada e quantidades excessivas de blindagem restringem a mobilidade. Para reduzir esse problema, alguns novos materiais ( nanomateriais ) e composições de materiais estão sendo pesquisados, incluindo o buckypaper , e placas de blindagem de espuma de alumínio. No Brasil Um blindado soviético BRDM-2 De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil possui a maior frota de veículos blindados do mundo, com frota estimada de cerca de 340 mil carros, sendo a blindagem de nível III-A a mais adotada. Para blindar um carro é necessário uma autorização do Exército , sendo necessário autorização para cada veículo a ser blindado. Para que a pessoa jurídica ou física possa ter um veículo blindado, terá que obter também, antes do processo de blindagem ou compra de um blindado usado, o CR (Certificado de Registro), esse documento é pessoal e tem validade de três anos, onde o Exército autoriza a posse e utilização do veículo blindado. Blindagens e níveis Existem vários tipos de blindagem, sendo as mais comuns a II e a IIIA. · I- Calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras; · II-A: Armas do nível I-A e mais Magnum.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9 mm; · III-A: Todas as anteriores e mais Magnum.44 e submetralhadora Uzi ; · III: Todas as anteriores e mais fuzis M16 , AK-47 , AR-15 , FAL , G36 e G3 ; · IV: Todas as anteriores e mais munições perfurantes, como a .30-06 e a .338 e granadas ; · V: Todas as anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk A blindagem nível IV e V estão disponíveis apenas para as Forças Armadas , chefes de estado . FONTE: Wikipedia
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