Licenciamento 2025 em SP: veja quando começa o pagamento e quanto vai custar

2 de maio de 2025

O licenciamento é uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo

O licenciamento é uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo. Ele garante que o automóvel possa circular legalmente, comprovando que está em conformidade com as normas de segurança e ambientais.


Para 2025, a taxa foi reajustada em 4,69%, e o valor que era de R$ 160,22 em 2024 foi para R$ 167,74. O aumento segue a atualização da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP), índice usado como base para diversos tributos estaduais.


Além do valor atualizado, os motoristas devem ficar atentos ao calendário de vencimentos, que varia conforme o final da placa do veículo. Confira a seguir como funciona o licenciamento, os prazos de pagamento e como emitir o documento.


O que é o licenciamento?

O licenciamento é o processo que atesta que o veículo está apto a circular legalmente, confirmando que ele atende às normas de segurança e emissões estabelecidas pelos órgãos competentes. Sem o licenciamento em dia, o motorista pode arcar com uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, além da possibilidade de apreensão do veículo.


Calendário de pagamento do licenciamento 2025 de São Paulo:

  • Final da placa 1 e 2: julho;
  • Final da placa 3 e 4: agosto;
  • Final da placa 5 e 6: setembro;
  • Final da placa 7 e 8: outubro;
  • Final da placa 9: novembro;
  • Final da placa 0: dezembro.


Vale lembrar que o Detran disponibiliza o pagamento do licenciamento antecipado, ou seja, para aqueles que querem resolver todas as pendências do veículo de uma só vez, podem quitar o IPVA, licenciamento e multas que estejam pendentes antes das datas sinalizadas acima. Esse serviço fica disponível até o dia 30 de junho. Após essa data, é preciso realizar o pagamento até o mês vigente da placa do veículo em questão.


Como pagar o licenciamento em São Paulo?

Quitação de débitos: certifique-se de que não há pendências como multas ou IPVA atrasados, pois essas pendências impedem a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Pagamento da taxa: a taxa de R$ 167,74 pode ser paga nos seguintes locais:

Caixas eletrônicos: utilize o número do RENAVAM para efetuar o pagamento.

Aplicativos bancários: acesse o aplicativo do seu banco e realize o pagamento informando o RENAVAM.

Internet banking: pelo site do seu banco, na opção de pagamentos, insira o RENAVAM e conclua a operação.


Emissão do CRLV-e: após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico estará disponível para download e impressão no portal do Detran-SP, no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" ou no portal de serviços do Senatran.


FONTE: Exame

20 de junho de 2025
A sensação de insegurança, principalmente, nos grandes centros urbanos, gera uma grande busca por soluções de proteção contra a violência em diversos espaços, como nos veículos. Por conta disso, existem diversos níveis de blindagem para veículos.
17 de junho de 2025
O nível de violência no trânsito no Brasil gera muito medo e insegurança para os condutores. O número de assaltos e uso de armas de fogo cresce a cada ano. E ter um carro blindado é uma opção para as pessoas terem um pouco mais de segurança e proteção contra tiros e explosões. Trata-se de colocar um reforço com camadas de materiais resistentes à balística na carroceria dos veículos. Saiba mais no texto a seguir! Tipos de blindagem de veículos Sim, existem tipos de blindagem diferentes, cada um oferecendo margem de segurança. Entenda! Nível 1: protegendo contra disparos de armas 22 e 38. Nível 2: protegendo contra disparos de pistolas 9 mm e revólveres 357 Magnum. Nível 3 – A: mais procurado nas concessionárias, protegendo contra disparos de submetralhadoras 9mm e revólveres 44 Magnum. Nível 3 -B (proibida no Brasil, dependendo de licença especial do Exército): protegendo contra disparos de fuzis e armas de uso restrito. Nível 4 (proibida no Brasil, permitido apenas para pessoas jurídicas e transportadoras de valores): protegendo contra disparos de outras armas. Empresas que fazem a blindagem Não se pode fazer a blindagem de veículos em qualquer local. O certo, por lei, é buscar uma empresa certificada pelo Exército e autorizada para realizar tal tipo de serviço. Os materiais balísticos utilizados e possíveis testes realizados também devem ser pré-aprovados. Mesmo assim, é preciso antes pesquisar sobre qual o nível de blindagem atenderá as necessidades, sem contar os anos de garantia para o veículo, incluindo para os vidros. Etapas do processo de blindagem veicular Etapa 1. Autorização do Exército Exato! É preciso solicitar ao Exército autorização para blindar um veículo, algo que pode levar 120 dias. Etapa 2. Desmontagem do veículo Nessa etapa é mantida apenas a lataria, o motor e o painel, retirando a capa interna do teto, o forro das portas, os bancos, os vidros e as todas. Etapa 3. Instalação interna dos materiais com resistência à balística São colocadas três camadas de vidro – constituídas de placas de policarbonato intercaladas com vidro de até 1,8 cm, 2,1 cm ou 4 cm, a depender do nível de blindagem – e uma de acrílico no lado interno do veículo, fixadas com cola especial a uma alta temperatura. Etapa 4: Blindagem da lataria Nessa fase do processo, que leva em torno de 30 dias, a lataria recebe 12 camadas de aramida – que é tipo um tecido -, combinando com aço inox laminado. Etapa 5. Recolocação dos acessórios Colunas de maçanetas, cintos de segurança e mais recebem o reforço necessário. Nas rodas do carro, por exemplo, são colocadas cintas – isso se os pneus já não vierem run-flat de fábrica. Até mesmo teto solar, se houver, deve ser fixo de um jeito diferente – respeitando a Portaria nº 55 do Exército Brasileiro de 2017.7 Etapa 6. Testes específicos É claro que, ao passar por essa transformação, o carro não pode perder suas características particulares ou funcionalidades originais. Por isso, são realizados testes específicos para garantir que tudo fique bem, ao mesmo tempo que o veículo possa passar a oferecer o máximo de segurança por meio da blindagem. FONTE: ENGENHARIA360
12 de junho de 2025
Veículos blindados são veículos que se utilizam de uma proteção estrutural reforçada de aço, conhecida como blindagem , que visa proteger os ocupantes contra tiros e explosões . A blindagem pode ser utilizada tanto em carros de passeio , veículos de transporte de valores e veículos militares, como em carros de combate , aeronaves e navios . Os veículos civis também podem ser blindados e são geralmente usados por chefes de estado , ou ainda em zonas de conflito ou países com altos índices de violência , como o Brasil , Paraguai e Colômbia . Os veículos blindados também são usados rotineiramente por empresas de segurança para transportar dinheiro ou objetos de valor a fim de reduzir o risco de roubo ou sequestro da carga. O projeto e a finalidade do veículo determinam a quantidade de blindagem necessária, pois a blindagem é geralmente muito pesada e quantidades excessivas de blindagem restringem a mobilidade. Para reduzir esse problema, alguns novos materiais ( nanomateriais ) e composições de materiais estão sendo pesquisados, incluindo o buckypaper , e placas de blindagem de espuma de alumínio. No Brasil Um blindado soviético BRDM-2 De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil possui a maior frota de veículos blindados do mundo, com frota estimada de cerca de 340 mil carros, sendo a blindagem de nível III-A a mais adotada. Para blindar um carro é necessário uma autorização do Exército , sendo necessário autorização para cada veículo a ser blindado. Para que a pessoa jurídica ou física possa ter um veículo blindado, terá que obter também, antes do processo de blindagem ou compra de um blindado usado, o CR (Certificado de Registro), esse documento é pessoal e tem validade de três anos, onde o Exército autoriza a posse e utilização do veículo blindado. Blindagens e níveis Existem vários tipos de blindagem, sendo as mais comuns a II e a IIIA. · I- Calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras; · II-A: Armas do nível I-A e mais Magnum.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9 mm; · III-A: Todas as anteriores e mais Magnum.44 e submetralhadora Uzi ; · III: Todas as anteriores e mais fuzis M16 , AK-47 , AR-15 , FAL , G36 e G3 ; · IV: Todas as anteriores e mais munições perfurantes, como a .30-06 e a .338 e granadas ; · V: Todas as anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk A blindagem nível IV e V estão disponíveis apenas para as Forças Armadas , chefes de estado . FONTE: Wikipedia
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