Blindagem de carros elétricos cresce no Brasil; veja o que muda na preparação.

27 de maio de 2025

Blindagem de carros elétricos cresce no Brasil; veja o que muda na preparação.

Tornou-se impossível andar pelas ruas do Brasil sem esbarrar, eventualmente, em um carro elétrico. Eles já representam, segundo levantamento divulgado recentemente pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 7,5% de participação no mercado automotivo nacional.


Se as vendas de veículos desse tipo aumentam, a preocupação com a segurança de seus ocupantes também aumenta, com proprietários interessados em blindagem. Em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Blindagem, a BYD figurou entre as cinco marcas que mais blindaram no país, ficando atrás somente da Toyota, Jeep, BMW e Volkswagen, marcando a consolidação dos veículos eletrificados também na frota blindada nacional.



Blindar um carro elétrico envolve cuidados adicionais em relação a um modelo a combustão, especialmente pela presença de sistemas de alta tensão. Antes da blindagem, Garrubo explica que é essencial desativar corretamente os sistemas elétricos seguindo normas como a NR-10 para evitar riscos de acidentes ou danos às baterias. Além disso, o ambiente da blindadora deve ser controlado, pois partículas metálicas em suspensão podem comprometer componentes sensíveis.


Também é necessário ter conhecimento técnico para lidar com módulos eletrônicos e sensores que exigem reprogramação precisa. Hoje, muitos elétricos usam plataformas semelhantes às dos carros a combustão, facilitando o processo estruturalmente. Mas, sem seguir protocolos rigorosos, os riscos aumentam. Portanto, a blindagem de um elétrico exige preparação, especialização e atenção redobrada.


FOTE: TERRA.COM

31 de julho de 2025
Estado de São Paulo lidera ranking nacional, mas cresce no Rio de Janeiro serviço de nível III, com proteção contra fuzil FAL
29 de julho de 2025
Blindagens automotivas crescem com a criminalidade, impulsionando recorde no Brasil em 2025. 
24 de julho de 2025
Crescimento de 11,5% reflete cultura de segurança e avanços na tecnologia de proteção automotiva.
Show More