Entenda a diferença entre blindagem nível 3 (nível III) e blindagem nível 3A (nível III-A)

29 de junho de 2023

Níveis de Blindagem


O nível de Blindagem mais comercializado para veículos de uso civil e autorizado pelo Exército Brasileiro, é aquele designado como Blindagem nível 3A (ou blindagem nível III-A), que suporta projéteis de arma de fogo do tipo Magnum .44.

No entanto, muitos que se referem ao tipo de Blindagem nível 3A, acabam abreviando a sua descrição para Blindagem nível 3 (ou Blindagem nível III), o que pode gerar bastante confusão, pois existe uma enorme diferença entre uma Blindagem nível 3A e uma Blindagem nível 3.

Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum .44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos.

Para a aplicação de ambos os níveis de Blindagem, é necessária a autorização prévia do Exército Brasileiro. No entanto, não é qualquer veículo que suporte e absorva o peso agregado pela Blindagem nível 3.

Os tipos de veículos mais adequados para receber uma Blindagem nível 3 (Blindagem nível III) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo Pick-up, que possuem uma das menores áreas de habitáculo. Quanto menor a área a ser protegida, menor a quantidade de material aplicado.

Basicamente podemos afirmar que uma Blindagem nível 3A (Blindagem nível III-A) possui vidros com espessuras que podem variar de 17mm a 21mm, conforme a tecnologia empregada em sua fabricação e que, uma Blindagem do nível 3 (Blindagem nível III) recebe vidros com cerca de 42mm de espessura.

Outro ponto que também chama bastante a atenção, é em relação à Blindagem opaca. No nível III-A normalmente são utilizadas mantas de fibra de aramida caracterizadas pela quantidade de camadas em determinadas áreas, conjugadas com aço em partes estratégicas para o travamento de bordas de aramida e como elemento de sobreposição – overlaps. Já a Blindagem nível 3, recebe somente aço especial com espessura de cerca de 6mm.

A manta de fibra de aramida é bem mais leve que o aço e desta forma interfere significativamente no peso agregado ao veículo. Em resumo, os pesos agregados pelos níveis de Blindagem 3A e 3, são bastante distintos e devem ser avaliados no momento da decisão pelo nível de Blindagem almejado.

Poucas empresas no mercado detém a expertise para o desenvolvimento e instalação de um projeto de Blindagem nível 3.

Quando estiver procurando por um serviço de Blindagem automotiva, esteja atento ao nível de proteção mais adequado à sua necessidade e como sempre reforçamos, visite as empresas de blindagem para dirimir dúvidas antes de confiar seu veículo ao início do processo.


Fonte: Portal Blindados

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More