Quais os níveis de blindagem e o que cada um significa

20 de junho de 2025

A sensação de insegurança, principalmente, nos grandes centros urbanos, gera uma grande busca por soluções de proteção contra a violência em diversos espaços, como nos veículos. Por conta disso, existem diversos níveis de blindagem para veículos.

O Brasil tem o maior mercado de carros blindados do mundo, ultrapassando países como México e Estados Unidos. No entanto, embora muitas pessoas busquem por esses serviços, há uma dúvida comum: quais são os níveis de blindagem e qual atende às necessidades de cada um? 


A blindagem é dividida em níveis para uma maior proteção do motorista, sendo umas mais resistentes dos que outras. Outro fator determinante tem ligação com as características do carro, como sistema eletrônico sem ampla complexidade, vãos livres de maior dimensão e menor convergência à torção.


Níveis de blindagem

Os níveis de blindagem variam de acordo com o tipo de proteção que o cliente exige, e principalmente de acordo com a norma NIJ STD 0108.01 (National Institute of Justice – USA). Esse é o padrão usado pelo Exército brasileiro.


Nível I

Por se tratar do primeiro nível, oferece uma resistência a armas de menor calibre como os revólveres 22 e 38. Embora seja uma opção mais barata, a proteção acaba sendo limitada. O uso da blindagem nível I é liberado no Brasil.


Nível II e nível II-A

Um pouco mais elevado do que o anterior, esse nível oferece uma proteção a projéteis de pistolas 9 milímetros e Magnum 357. O uso da blindagem nível II e nível II-A é liberado no Brasil.


Nível III-A

tipo de blindagem de carros mais usados no país, além de ser o preferido dos proprietários, já que resiste a todos os tipos de calibres de armas de mão, além de submetralhadoras 9mm e disparados de Magnum 44.

Os procedimentos feitos no Brasil com esse nível de blindagem representam 98% de todas as blindagens realizadas nos veículos do país.

Comparada ao nível mais básico, a proteção de nível III-A é até quatro vezes maior. Ainda assim, seu uso é permitido no Brasil.


Nível III

Já no caso da proteção de nível III, o uso torna-se restrito e depende da licença especial concedida pelo Exército. Essa proteção é um pouco mais elevada e oferece resistência a tiros de fuzil.

No entanto, o processo é mais demorado e acaba agregando um peso maior ao carro, limitando os modelos que suportam esse nível de blindagem.


Nível IV

Por fim, temos o nível IV. Essa blindagem é totalmente proibida para civis e fica exclusiva para pessoas jurídicas, transportadoras de valores etc.

Um de seus diferenciais é a capacidade de proteger os ocupantes de disparos de metralhadora. Isso quer dizer que entre os níveis de blindagem, esse é um dos mais potentes.


Nível V

O Nível V de blindagem é um dos níveis mais altos de proteção disponíveis. Ele é projetado para oferecer resistência contra armas de fogo de alto calibre, como fuzis pesados. Esse nível de blindagem é capaz de proteger contra projéteis de calibre .30-06 e munição similar.

As características da blindagem de Nível V podem variar dependendo do fabricante e das especificações do veículo ou da estrutura a ser blindada. Geralmente, são utilizados materiais altamente resistentes, como aço balístico e compostos cerâmicos, para fornecer uma proteção efetiva contra ameaças balísticas de alto calibre.


Nível VI

O Nível VI de blindagem é um dos mais altos níveis de proteção disponíveis atualmente. Ele é projetado para oferecer uma defesa efetiva contra armas de fogo de calibre muito alto, incluindo munição perfurante e munição de fuzis pesados de alta energia.

A blindagem de Nível VI é desenvolvida com materiais avançados, como cerâmica especializada e ligas de aço ultra-resistentes. Esses materiais são projetados para resistir a projéteis com alto poder de penetração, como munição perfurante de calibres .50 BMG e 7.62x54mmR.

 

Dúvidas sobre a blindagem de carros


Como é feita a blindagem e em quais áreas do veículo?

Após ser submetido a uma vistoria para verificar as funcionalidades dos sistemas em geral, o carro recebe uma proteção externa. Peças internas de forração, sistemas de acionamento de vidros e bancos são desmontandos. Em seguida, a parte opaca, conhecida como lataria, recebe os painéis balísticos. Eles são instalados nas portas, painel inferior, teto, para-lamas, caixa de rodas e painel corta-fogo.

Nas colunas, tampão traseiro, fechaduras, retrovisores e encosto do banco, coloca-se aço inox. Além disso, o material também é fixado em toda a borda do para-brisa, vigia, portas e vidros fixos. Esse procedimento serve para impedir qualquer ponto de vulnerabilidade que possa haver nas dobras do painel.

Na área transparente, coloca-se vidros compostos por lâminas de vidro e polímeros. A quantidade de camadas, no entanto, vai variar de acordo com o nível de proteção desejado pelo cliente.


Qualquer veículo pode ser blindado?

Sim, todos os modelos de carros podem ser blindados. A única ressalva é que tenham potência superior a 90 HP. Veículos com uma potência menor, como os de motores 1.0, não devem receber essa proteção, uma vez que o peso da blindagem adicionada ao carro acaba reduzindo seu desempenho. Além disso, também pode provocar desgaste acelerado em peças como amortecedores e suspensão.


Quanto tempo demora o processo de blindagem?

O trabalho é realizado em 30 dias, aproximadamente. O ideal é que, durante esse período, o dono visite o carro na fábrica para acompanhar as etapas do processo. Isso acaba gerando uma maior confiança no trabalho realizado, além de servir como garantia para verificar que os procedimentos estão sendo feitos conforme o que foi combinado.


Quais dos níveis de blindagem são os mais recomendáveis?

O nível mais usado no mercado, como vimos, é o III-A, que consegue suportar disparos de pistolas 9 milímetros e Magnum 44. Esse é o nível de proteção mais adequado para os grandes centros urbanos, já que garante uma proteção contra as armas mais usadas para assaltos.

É necessária uma documentação específica para a blindagem de carros?Sim. É necessário que se apresente vários documentos, inclusive atestado de antecedentes criminais, para solicitar a licença obrigatória junto ao Exército Brasileiro.


Quais cuidados eu devo tomar na hora de escolher a empresa que fará a minha blindagem?

Solicite sempre documentos que comprovem que aquela empresa é legalizada pelo Exército Brasileiro, Detran, Polícia Civil e Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem). Verifique, também, se os fornecedores que trabalham com ela são igualmente legalizados. Desconfie de preços muito baixos ou propostas fora do padrão. Isso pode acabar comprometendo sua segurança, já que os materiais usados e os serviços prestados podem ser de baixa qualidade.



Por fim, busque por opiniões de outras pessoas que já tiveram experiência com a empresa. Procure na internet sobre a reputação daquele estabelecimento e não hesite em procurar várias opções antes de fechar negócio.


FONTE: SUPERBID

 

7 de agosto de 2025
O mercado automotivo voltado para segurança avança a cada ano no Brasil, e a blindagem veicular se tornou uma das opções mais buscadas por quem deseja maior proteção. Entre as principais dúvidas de quem já possui ou planeja investir nesse tipo de segurança, destaca-se o questionamento sobre o tempo de duração da blindagem em um carro blindado . Esse tema permanece atual, uma vez que a conservação, a manutenção e a vida útil do material blindado influenciam diretamente no valor de revenda e na eficácia do veículo. Com o desenvolvimento constante das tecnologias empregadas em vidros e mantas balísticas, a proteção oferece durabilidade maior do que há uma década. Entretanto, a longevidade da blindagem vai depender não apenas dos materiais utilizados na instalação, mas também de fatores como manutenção periódica, tipo de uso do automóvel e até mesmo das mudanças climáticas que o veículo enfrenta no dia a dia. Quanto tempo dura a blindagem de um carro blindado? A duração da blindagem em um carro blindado pode variar, mas de modo geral, o mercado aponta que a proteção tem uma vida útil estimada entre 5 e 10 anos. Os vidros balísticos costumam ser os componentes mais sensíveis ao passar do tempo, pois estão sujeitos a delaminação devido à exposição ao sol, à chuva e à movimentação do próprio veículo. Já as mantas balísticas, fabricadas em materiais como aramida, polietileno ou aço, tendem a apresentar maior resistência. Vale destacar que, apesar dessas médias, a blindagem pode perder parte de sua eficiência se não receber os devidos cuidados. Uma hipótese comum envolve craquelamento ou delaminação nos vidros, que pode comprometer o nível de proteção oferecido, mesmo antes de alcançar o tempo de vida útil esperado. Quais fatores afetam a durabilidade da blindagem automotiva? Diversos elementos interferem diretamente na longevidade da blindagem veicular. Entre os principais, pode-se listar: Condições climáticas: Exposições constantes ao sol, à umidade e a variações extremas de temperatura aceleram a degradação dos materiais balísticos, especialmente dos vidros blindados. Manutenção: A realização de revisões periódicas, limpeza adequada e correção de eventuais rachaduras ou infiltrações são práticas que contribuem para a conservação da blindagem automotiva. Qualidade da instalação: Materiais certificados e uma instalação feita por empresas autorizadas garantem maior durabilidade e segurança ao veículo blindado. Uso do veículo: Automóveis utilizados diariamente, principalmente em trajetos urbanos com muita trepidação, podem ter a blindagem desgastada mais rapidamente do que veículos usados ocasionalmente. Como aumentar a vida útil da blindagem do carro? Manter a blindagem dentro do prazo recomendado exige alguns cuidados essenciais. Entre as principais recomendações, destacam-se: 1. Realizar inspeções em uma empresa especializada, geralmente a cada 12 meses, para avaliar o estado dos vidros e placas balísticas. 2. Evitar expor o veículo ao sol por longos períodos, estacionando preferencialmente em locais cobertos. 3. Verificar e resolver sinais de delaminação nos vidros com rapidez, prevenindo que o problema se agrave. 4. Fazer a correta limpeza das janelas, utilizando produtos indicados para vidros blindados, evitando abrasivos ou materiais inadequados. Esses cuidados ajudam não só a preservar a eficácia dos materiais de segurança, mas também contribuem para manter o valor do automóvel blindado ao longo dos anos. Quando é necessário substituir a blindagem do carro? O momento ideal para substituir a blindagem pode variar conforme a situação. Recomenda-se a análise de fatores como presença de trincas, descolamento ou alteração na transparência dos vidros. Além disso, verificações em oficinas especializadas são indispensáveis para avaliar as condições internas das mantas de proteção. Se houver indícios de comprometimento da estrutura, ou se o carro ultrapassou o prazo médio de 10 anos de blindagem, é importante considerar a substituição parcial ou total para garantir que o nível de proteção seja mantido. Em síntese, a durabilidade da blindagem automotiva depende de múltiplos fatores, sendo a manutenção regular um dos mais relevantes. Atenção e cuidados constantes prolongam o tempo de vida útil e asseguram que o principal objetivo — a proteção — seja mantido, independentemente dos desafios do cotidiano. Fonte: Correio Braziliense
5 de agosto de 2025
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta que, a partir de 1º de agosto, começa o prazo para o licenciamento anual obrigatório dos veículos com placas de final 3 e 4. O procedimento deve ser concluído até o fim do mês. Em setembro, será a vez dos veículos com placas de final 5 e 6, seguindo o calendário estabelecido para 2025. O processo de licenciamento teve início em julho, com os veículos de placas finais 1 e 2. Segundo o Detran-SP, 9,8 milhões de veículos — cerca de 46,6% da frota paulista — já haviam sido licenciados até o final de junho. Ao todo, cerca de 21 milhões de veículos, entre automóveis, motocicletas, caminhonetes e outros, devem ser regularizados ao longo deste ano. A taxa de licenciamento em 2025 é de R$ 167,74. O pagamento pode ser feito por internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Como fazer o licenciamento Para licenciar o veículo, é necessário quitar o IPVA e eventuais multas. Com o número do RENAVAM em mãos, o proprietário deve efetuar o pagamento da taxa e, após a compensação bancária, acessar o documento digital atualizado. O CRLV-e pode ser baixado ou impresso em papel comum por meio do portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT). Circulação sem licenciamento gera multa e recolhimento O licenciamento é obrigatório e garante a regularidade da circulação dos veículos no estado. A ausência do documento é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado. Em 2024, dirigir sem licenciamento foi a segunda principal causa de autuação nas vias paulistas. A liberação do veículo recolhido pode ser feita de forma rápida por meio do sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), disponível no site do Detran-SP. O serviço permite a solicitação da liberação digital diretamente pelo celular, após o pagamento das pendências. Calendário de licenciamento 2025 – veículos de passeio: Julho: finais 1 e 2 Agosto: finais 3 e 4 Setembro: finais 5 e 6 Outubro: finais 7 e 8 Novembro: final 9 Dezembro: final 0 Caminhões e caminhões-tratores: Setembro: finais 1 e 2 Outubro: finais 3, 4 e 5 Novembro: finais 6, 7 e 8 Dezembro: finais 9 e 0 FONTE: São Carlos Agora (www.saocarlosagora.com.br)
31 de julho de 2025
Estado de São Paulo lidera ranking nacional, mas cresce no Rio de Janeiro serviço de nível III, com proteção contra fuzil FAL
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