O nível de violência no trânsito no Brasil gera muito medo e insegurança para os condutores. O número de assaltos e uso de armas de fogo cresce a cada ano. E ter um carro blindado é uma opção para as pessoas terem um pouco mais de segurança e proteção contra tiros e explosões. Trata-se de colocar um reforço com camadas de materiais resistentes à balística na carroceria dos veículos. Saiba mais no texto a seguir!
Tipos de blindagem de veículos
Sim, existem tipos de blindagem diferentes, cada um oferecendo margem de segurança. Entenda!
- Nível 1: protegendo contra disparos de armas 22 e 38.
- Nível 2: protegendo contra disparos de pistolas 9 mm e revólveres 357 Magnum.
- Nível 3 – A: mais procurado nas concessionárias, protegendo contra disparos de submetralhadoras 9mm e revólveres 44 Magnum.
- Nível 3 -B (proibida no Brasil, dependendo de licença especial do Exército): protegendo contra disparos de fuzis e armas de uso restrito.
- Nível 4 (proibida no Brasil, permitido apenas para pessoas jurídicas e transportadoras de valores): protegendo contra disparos de outras armas.
Empresas que fazem a blindagem
Não se pode fazer a blindagem de veículos em qualquer local. O certo, por lei, é buscar uma empresa certificada pelo Exército e autorizada para realizar tal tipo de serviço. Os materiais balísticos utilizados e possíveis testes realizados também devem ser pré-aprovados. Mesmo assim, é preciso antes pesquisar sobre qual o nível de blindagem atenderá as necessidades, sem contar os anos de garantia para o veículo, incluindo para os vidros.
Etapas do processo de blindagem veicular
Etapa 1. Autorização do Exército
Exato! É preciso solicitar ao Exército autorização para blindar um veículo, algo que pode levar 120 dias.
Etapa 2. Desmontagem do veículo
Nessa etapa é mantida apenas a lataria, o motor e o painel, retirando a capa interna do teto, o forro das portas, os bancos, os vidros e as todas.
Etapa 3. Instalação interna dos materiais com resistência à balística
São colocadas três camadas de vidro – constituídas de placas de policarbonato intercaladas com vidro de até 1,8 cm, 2,1 cm ou 4 cm, a depender do nível de blindagem – e uma de acrílico no lado interno do veículo, fixadas com cola especial a uma alta temperatura.
Etapa 4: Blindagem da lataria
Nessa fase do processo, que leva em torno de 30 dias, a lataria recebe 12 camadas de aramida – que é tipo um tecido -, combinando com aço inox laminado.
Etapa 5. Recolocação dos acessórios
Colunas de maçanetas, cintos de segurança e mais recebem o reforço necessário. Nas rodas do carro, por exemplo, são colocadas cintas – isso se os pneus já não vierem run-flat de fábrica. Até mesmo teto solar, se houver, deve ser fixo de um jeito diferente – respeitando a Portaria nº 55 do Exército Brasileiro de 2017.7
Etapa 6. Testes específicos
É claro que, ao passar por essa transformação, o carro não pode perder suas características particulares ou funcionalidades originais. Por isso, são realizados testes específicos para garantir que tudo fique bem, ao mesmo tempo que o veículo possa passar a oferecer o máximo de segurança por meio da blindagem.
FONTE: ENGENHARIA360

