Quando um carro passa por processo de blindagem, como ficam os airbags?

13 de agosto de 2024

A blindagem do carro é um processo bem demorado e trabalhoso, pois envolve a desmontagem quase que do carro todo.

Ela reforça o veículo com vários materiais, dentre eles o aço balístico e também as mantas de aramida.

Com isso, sua carroceria fica muito mais protegida, criando uma espécie de “gaiola de proteção”.

Mas isso, por outro lado, afeta muito o veículo, o deixando bem mais pesado.

 

Aspecto                                               Impacto da Blindagem

Estrutura e Rigidez_________Aumento na segurança, melhores dispersão de energia em impactos

Sobrepeso______________Necessidade de modificações na suspensão e nos freios

Desempenho____________ Alterações na estabilidade e na frenagem do veículo


Afeta também outros dos componentes do carro, dentre eles os airbags, principalmente os airbags laterais.


No caso dos airbags frontais, eles não precisam ser retirados do carro, durante o processo de blindagem. Mas, os airbags laterais são profundamente impactados com o processo da blindagem.


Para manter a segurança, eles precisam ser retirados e instalados de novo com muito cuidado. Assim, eles funcionam corretamente quando precisarem, dando a proteção certa em um carro blindado.


Como os airbags laterais atuam de cima para baixo, no caso dos de cortina, ou de baixo para cima no caso daqueles instalados nos bancos, eles precisam ser montados de maneira perfeita.


Se isso não acontecer, ao invés de proteger o ocupante no caso de uma colisão, ele pode atingir a cabeça da pessoa, piorando os danos causados pelo impacto.


O airbag lateral tem uma peça chamada direcionador, que se for montada incorretamente, ou se for deixada de fora e não instalada, acaba piorando a situação dos passageiros em uma colisão.


E será que existe alguma forma de testar o airbag para ver se está funcionando corretamente?


Infelizmente, não. Ele é um dispositivo feito para funcionar uma única vez, na hora do acidente, por isso a importância máxima da montagem correta quando o carro passa pelo processo complexo que é a blindagem.



 

FONTE: NotÍcias Automotivas

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More