TENHO UM VEÍCULO E QUERO MANDAR BLINDAR

26 de maio de 2023

Tenho um veículo e quero mandar blindar

PASSO 1 – Escolha da blindadora A blindagem de veículos é uma atividade controlada pelo Exército, por isso, antes de qualquer contratação, verifique se a empresa possui registro (CR ou TR) ativo no Exército que autorize a aplicação de blindagens balísticas. Para não correr risco algum, escolha uma empresa com o selo de qualidade Abrablin. 


PASSO 2 – Tratativas e contratação do serviço Após a escolha da blindadora, o proprietário deve atentar-se a todas as cláusulas, prazos e deveres relativos à contratação dos serviços.


PASSO 3 – Documentos obrigatórios A blindadora contratada solicitará, para fim de autorização da blindagem junto ao Exército, os seguintes documentos: 1) Se proprietário pessoa física: – CRV ou CRLV; – Documento de identidade (geralmente RG ou CNH); e – Comprovante de endereço. 2) Se proprietário pessoa jurídica: – CRV ou CRLV; – Ato de constituição de pessoa jurídica (registrado na Junta Comercial); – Documento de identidade do representante legal (geralmente RG ou CNH); e – Comprovante de endereço do representante legal. Com base nesses documentos, a blindadora pagará a taxa devida ao Exército, elaborará a Declaração de Idoneidade para assinatura e solicitará o atestado de antecedentes criminais.


PASSO 4 – Solicitação de Autorização de Blindagem De posse de todos os documentos citados no PASSO 3, a blindadora solicitará, através do seu acesso ao SICOVAB (somente a blindadora pode executar esse procedimento), a devida Autorização de Blindagem. ATENÇÃO! Somente após a expedição dessa Autorização, a blindadora poderá iniciar o serviço de aplicação das blindagens balísticas no veículo. Por isso, para que a blindagem leve o menor tempo possível, é muito importante que o proprietário do veículo forneça com prontidão a documentação que lhe for solicitada.


PASSO 5 – Conclusão da blindagem Após a conclusão da blindagem do veículo, a blindadora elaborará um Termo de Responsabilidade, a ser assinado por um representante legal e pelo engenheiro técnico responsável pelo projeto e supervisão do serviço. A blindadora então anexará este Termo no processo autorizado do SICOVAB e o encaminhará para análise por parte do Exército. A conclusão da análise é marcada pela expedição da Declaração de Blindagem pelo Exército, documento com QR Code essencial para a regularização da modificação do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Por isso, o proprietário deve exigir e guardar essa Declaração de Blindagem. ATENÇÃO! O Exército estabelece que a retirada do veículo das instalações da blindadora se dê somente depois de emitida a Declaração de Blindagem.


PASSO 6 – Regularização no DETRAN De posse da Declaração de Blindagem, o proprietário do veículo pode providenciar, junto ao DETRAN do seu estado, a regularização da modificação “blindagem” no CRV/CRLV do seu veículo. 


Fonte: Abrablin

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More