O País registra 20 mil novas blindagens todos os anos.
O mercado de blindagem cresceu bastante no Brasil a partir de meados da década de 1990. Hoje, o País possui mais de 200 mil carros blindados, a maior frota do gênero do mundo, segundo a Abrablin. E o País registra 20 mil novas blindagens todos os anos, informa a entidade.
MAIOR PROCURA É PELOS SUVS
No Brasil, para ter um blindado de porte médio gasta-se em torno de R$ 65 mil. Entre os modelos mais blindados estão SUVs como Jeep Compass, Volkswagen Tiguan e Volvo XC60.
O processo de blindagem emprega aços especiais, vidros e polímeros de alta resistência. No Brasil, os níveis de blindagem seguem a norma de resistência balística NBR 15000, que obedece a padrões internacionais. A classificação leva em consideração o impacto do projétil contra a blindagem, tendo como base o calibre, o tipo de projétil, seu peso, velocidade média e quantidade de disparos feita durante os testes de homologação. Os níveis são divididos em uso permitido, restrito e proibido, de acordo com o poder de retenção das balas, e são determinados pelo Exército.
Nível III-A
O maior nível permitido no País (e o mais utilizado) é o III-A; Suporta até disparos de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum.
A blindagem nível I resiste a disparos de calibre .38 ou .22. No caso da nível II-A, a blindagem suporta disparos de .357 Magnum e 9 mm. A nível II resiste aos mesmos projéteis, mas a uma velocidade maior (disparo a uma menor distância).
Há também a blindagem nível III, mas seu uso é restrito no Brasil. Assim como as demais, requer autorização do Exército. Ela resiste a disparos de fuzil, com calibre 7.62 ou 5.56. Resistente até a disparos de metralhadoras M60, com munição calibre .30, a nível IV é de uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado no País.
Blindar um veículo não é tarefa fácil. O serviço pode durar vários dias, dependendo do carro e da empresa. O modelo é totalmente desmontado e, então, é feita a aplicação dos materiais, como mantas de aramida e aços. Por fim, são colocados os vidros e os acabamentos. Até os pneus recebem cintas de aço ou de polímeros especiais. Caso ele seja atingido por um tiro, permite que o automóvel continue rodando.
Por causa do peso extra, o consumo de combustível tende a aumentar. Outra característica é que se deve evitar abrir e fechar os vidros com frequência, sob pena de comprometer o mecanismo.
CHINESES FORAM OS PRECURSORES
Estima-se que os chineses foram os primeiros a utilizar chapas de metal para reforçar seus navios de guerra. Mais tarde, Leonardo da Vinci criou o precursor dos atuais tanques de guerra. O blindado tinha estrutura recoberta de metal.
Já no século XX, em 8 de dezembro de 1941, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt foi ao Congresso declarar guerra aos países do Eixo em um Cadillac 1931 blindado. O carro havia pertencido a AlCapone, preso por evasão fiscal.
No Brasil, os primeiros blindados para uso civil surgiram nos anos 1950. Eram feitos pela Massari, uma empresa transportadora de valores. Em 1990, havia no País ao menos outras três grandes empresas: Inbra, G5 e O’Gara. Elas faziam menos de 30 adaptações por mês.

Com aumento de furtos e roubos a veículos, país registrou recorde de blindagens em 2025 e até a procura por carros usados blindados vem crescendo De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-AP), houve aumento de 31,4% nos furtos de SUVs na região Metropolitana de São Paulo entre janeiro e dezembro de 2024 ante 2023 . Não à toa, motoristas vêm buscando alternativas a fim de evitar complicações do tipo, sendo a blindagem automotiva a principal delas. E não é só com foco em SUVs, tampouco em São Paulo. Embora o estado ainda lidere com folgas a busca pelo serviço no país, o interesse por carros blindados cresceu entre os motoristas brasileiros . De acordo com levantamento da Webmotors, obtido por Autoesporte em primeira mão, houve aumento de 14% na procura por usados com algum tipo de blindagem na plataforma entre janeiro e março de 2025 na comparação com mesmo período do ano anterior. No caso dos modelos zero km, a alta foi de 8%. Entre os usados, o Toyota Corolla lidera o ranking de buscas, com 16,96% . Temos, na sequência, outro sedã: o Volkswagen Jetta , com 11,35%. Completam o top 10 Volkswagen Tiguan (10,54%), BMW Série 3 (10,48%), Volkswagen Passat (10,41%), Porsche Cayenne (9,12%), Toyota SW4 (8,04%), Honda Civic (7,82%), Volkswagen Golf (7,73%) e Volvo XC60 (7,56%). No caso dos zero km já vemos maior inclinação aos SUVs. O Toyota Corolla Cross encabeça a lista de carros novos blindados mais procurados na plataforma, com 16,69%. SW4 (13,32%) e Caoa Chery Tiggo 7 (11,38%) fecham o pódio. Temos ainda no ranking BMW X6 (9,44%), Toyota Corolla (8,70%), Volkswagen Nivus (8,45%), Honda HR-V (8,27%), Volkswagen T-Cross (8,09%), Hyundai Creta (8,05%) e Jeep Compass (7,60%). A criminalidade faz com que proprietários busquem cada vez mais por tal solução. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 34.402 veículos passaram pelo processo no país ao longo de 2024 — o que se traduz em um novo recorde . Ainda de acordo com a entidade, a frota de blindados no Brasil já se aproxima das 400 mil unidades . A Abrablin diz também que Toyota , Jeep , BMW , Volkswagen e BYD encabeçam a lista de montadoras que mais tiveram seus carros blindados no ano passado. No caso da fabricante chinesa, tal evidencia o viés de alta da frota blindada na seara de eletrificados. São Paulo é líder em blindagem Para completar, segundo dados da Abrablin, São Paulo ainda lidera com sobras o ranking nacional de carros blindados . Quase 85% das blindagens feitas no país em 2024 foram realizadas no estado. Na sequência, Rio de Janeiro e Ceará, com 2.669 e 992 serviços , respectivamente, completam o pódio. Ainda de acordo com a entidade, à exceção do Rio Grande do Sul, houve alta na procura pela blindagem nos demais estados. Só no Rio de Janeiro o crescimento foi de 44% ante 2023. FONTE: Autoesporte/Globo

A blindagem de carro se tornou uma necessidade para muitos motoristas no Brasil, especialmente em tempos de crescente preocupação com a segurança. Essa proteção não é apenas um recurso, mas uma resposta a um contexto onde a integridade pessoal e dos ocupantes é prioridade. Neste post, vamos explorar os diferentes tipos de blindagem oferecidos, sua importância e como escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades. Com o aumento de incidentes de violência, a blindagem tem se popularizado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse processo e quais são os benefícios reais. Você vai aprender sobre as opções de blindagem disponíveis e como cada uma delas pode proteger seu veículo de ameaças externas. Saiba como essa tecnologia pode trazer mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia, além de assegurar que seu carro esteja preparado para enfrentar imprevistos. O que é Blindagem de Carro? A blindagem de carro é um processo de proteção que se aplica a veículos, criando uma barreira contra ameaças externas, como tiros e impactos. Essa tecnologia é especialmente procurada por pessoas que desejam aumentar sua segurança e a de seus passageiros, proporcionando tranquilidade em situações de risco. Mas como exatamente funciona a blindagem e quais são seus principais componentes? Níveis de Blindagem Quando se trata de blindagem de carro , entender os diferentes níveis de proteção é fundamental para fazer uma escolha informada. Cada nível é projetado para responder a ameaças específicas, oferecendo segurança de acordo com as necessidades individuais. Aqui, detalhamos os principais níveis de blindagem disponíveis e suas características. Nível I-A O Nível I-A é o mais básico de blindagem e é principalmente projetado para proteger contra armas de fogo de baixo calibre, como pistolas comuns. Ele é indicado para pessoas que podem estar em áreas de risco moderado e que desejam um nível de segurança sem grandes intervenções no veículo. Esse tipo de blindagem é mais leve e menos custoso, tornando-o uma opção popular entre motoristas que buscam um primeiro passo em direção à segurança. Essencialmente, essa blindagem é uma boa escolha para profissionais que necessitam de algumas medidas de proteção, mas cuja exposição a situações de violência não é extremamente alta. Entre os usuários típicos estão empresários que realizam viagens em áreas urbanas e pessoas que desejam um certo grau de conforto e segurança sem se comprometerem totalmente com um veículo blindado. Nível III-A O Nível III-A oferece uma proteção mais robusta, capaz de resistir a armas de fogo de médio calibre, como revólveres .44 Magnum e pistolas .45 ACP. Suas características incluem a utilização de materiais avançados, aumentando a resistência do veículo sem comprometer muito seu peso ou design. Um exemplo claro de uso desse nível de blindagem são os veículos de executivos e personalidades públicas que precisam transitar em ambientes urbanos e que, porventura, possam ser alvo de ameaças. A blindagem III-A é um compromisso eficaz entre segurança e estética, permitindo que os motoristas mantenham uma certa discrição enquanto viajam com uma proteção sólida. Este tipo de blindagem é indicado para aqueles que enfrentam riscos moderados, mas que ainda assim precisam de um nível de segurança mais adequado. Níveis IV e V Os Níveis IV e V de blindagem representam a proteção mais alta, sendo projetados para resistir a disparos de armas de fogo de alto poder, como fuzis e armamentos militares. o Nível IV : É especialmente indicado para forças de segurança e militares, pois pode suportar disparos de rifles de alta potência. Essa blindagem é ideal para situações extremas, onde há um risco elevado de ataques armados. o Nível V : Este nível é ainda mais sofisticado e destina-se a ambientes de combate. Ele protege contra armamentos fuzil e outras ameaças graves. A razão pela qual esses níveis de blindagem não são permitidos para civis está ligada à segurança pública e à legislação. Armamentos que podem ser usados contra um veículo blindado de Nível IV ou V são considerados de uso militar, e sua disponibilização ao público em geral poderia criar um ambiente de risco elevado. Portanto, a blindagem destes níveis é restrita a situações controladas, como operações policiais e militares. Assim, ao considerar uma blindagem de carro, é crucial avaliar seu estilo de vida e os riscos que você enfrenta. Uma escolha bem informada pode fazer toda a diferença na sua segurança e na de seus passageiros. Para entender melhor o que é blindagem. Materiais Utilizados A blindagem é feita com diversos materiais que garantem a segurança do veículo. Os mais usados incluem: o Aço : Fornece uma estrutura robusta e durável. o Aramida : Um material leve, mas com alta resistência, frequentemente utilizado em coletes à prova de balas. o Vidro Balístico : Substitui o vidro comum, garantindo proteção contra impactos diretos. Esses materiais não apenas protegem contra balas, mas também oferecem resistência a explosões em alguns casos. Vantagens da Blindagem A blindagem de carro oferece vários benefícios, como: o Segurança Aumentada : Proporciona proteção efetiva contra ataques. o Tranquilidade : Motoristas e passageiros sentem-se mais seguros ao conduzir. o Valorização do Veículo : Carros blindados muitas vezes mantêm seu valor de revenda devido à alta demanda. Considerações Finais Antes de optar pela blindagem, é importante avaliar suas necessidades individuais. A segurança do veículo pode ser um fator determinante na escolha da blindagem ideal. A blindagem de carro não é apenas uma questão de segurança; é uma decisão que pode impactar sua vida cotidiana. Ao investir em proteção, você está optando por um estilo de vida mais seguro e consciente. FONTE : VERIFICARAUTO

O mercado de blindagem automotiva no Brasil vive um de seus melhores momentos, com crescimento contínuo e recorde de produção. A alta na procura, no entanto, começa a gerar pressão sobre a cadeia produtiva, especialmente na oferta de vidros blindados — item essencial e sensível no processo de blindagem. Com isso, a demanda crescente tem exigido das empresas mais planejamento e expansão da capacidade industrial, sem comprometer a qualidade do serviço. Está faltando vidro? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, a indústria está reagindo com soluções estruturais para aumentar o fornecimento dos insumos. "É um material técnico, com riscos de trincas e quebras na manipulação e transporte. Por isso, vemos empresas apostando na verticalização, criando suas próprias fábricas de vidros e mantas balísticas para garantir o ritmo da produção", afirma. Em 2024, o setor alcançou o recorde de 34 mil veículos blindados produzidos, e já movimenta uma frota circulante de cerca de 400 mil veículos seminovos blindados. A cadeia produtiva emprega hoje aproximadamente 120 mil pessoas, somando empregos diretos e indiretos. Para atender à demanda crescente, algumas empresas do setor têm operado até em três turnos, ajustando sua capacidade de produção conforme o ritmo do mercado. "Como o serviço é feito sob encomenda, o consumidor que decide trocar de carro também encomenda a blindagem. Em períodos de maior procura, os prazos — que normalmente giram em torno de 25 dias corridos — tendem a se alongar um pouco mais", explica Silva. Apesar da ideia comum de que blindagem está ligada à violência urbana, os dados mostram um novo perfil de consumidor. Mesmo com a queda nos índices de criminalidade, especialmente em São Paulo (que concentra 85% do mercado) a procura continua em alta. "Hoje, a blindagem é associada também à confiança, conforto e valorização do veículo", pondera o executivo. Silva acrescenta que, no entanto, o segmento de blindados é um setor volátil, sujeito a fatores externos como políticas econômicas internacionais. FONTE : UOL IMAGEM : Jales Valquer /Fotoarena/Folhapress