A importância da Revisão de Blindagem

28 de novembro de 2023

O processo de Revisão de Blindagem normalmente é considerado pelos usuários de veículos blindados como sendo um mero protocolo, cuja razão é gerar faturamento para a blindadora.

No entanto um processo de Revisão de Blindagem visa conferir alguns componentes importantes que podem sofrer um desgaste mais acentuado do que em um veículo normal e principalmente, verificar as condições de alguns componentes que constituem a blindagem.

Para entendermos à uma das empresas mais tradicionais do mercado de blindagem, a Concept Blindagens, que através do CEO, engenheiro Rogério Garrubbo, nos esclareceu:



ITENS DE DESGASTES:


SegundoGarrubbo, itens como freios e suspensões devem ser verificados com frequências mais intensa que a indicada no Manual do Veículo, já que a blindagem agrega peso adicional, o que pode reduzir a vida útil destes componentes.

Sistemas autônomos de direção, frenagem e direção em faixa, podem necessitar de calibrações dos sensores presentes no para-brisa, já que estes foram manuseados durante o processo de blindagem e a forma de fixação modificada. Além disso, os vidros blindados possuem características e espessuras bastante distintas das originais e desta forma, ajustes e recalibrações são necessárias.


ITENS MODIFICADOS:


Ainda segundo o engenheiro, outros itens modificados durante o processo de Blindagem devem ser constantemente verificados. É o caso dos amortecedores traseiros elétricos modificados, utilizados em tampas traseiras do porta-malas de veículos com carroceria tipi Hatch e SUV.

Os amortecedores adaptados podem apresentar sinais de fadiga, como falta de capacidade de sustentação da tampa, estalos e ruídos intensos. Estes sinais quando verificados devem ser imediatamente apresentados a um profissional especializado de blindagem para que seja avaliada a condição do conjunto.

Uma tampa de porta-malas blindada é bastante pesada e uma queda abrupta pode causar um grave acidente ao usuário.

Outros itens como guarnições de portas, guarnições de vidros móveis entre outras, também devem ser avaliados, reposicionados quando necessário e lubrificados, aumentando a sua vida útil e evitando maiores problemas com itens correlatos.

Uma Inspeção técnica e minuciosa também pode detectar um processo inicial de delaminação de algum vidro.


Enfim, se você acredita que uma Revisão de Blindagem é apenas um item para cumprir uma burocracia da blindadora, fique atento!


FONTE: PORTAL BLINDADOS


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More