As cidades brasileiras que lideram a demanda por carros blindados

28 de janeiro de 2025

Cidades brasileiras se destacam pela quantidade de blindagem de veículos ao longo de 2024


Conhecido por suas belezas naturais, o Brasil ainda é visto no mundo e, principalmente pelos seus próprios moradores, como um local inseguro para se morar. Devido a essa visão, muitos comércios e serviços tentam entregar um pouco mais de conforto aos seus consumidores e um deles é o automotivo. As montadoras investem pesado em formas de proteger os motoristas e uma das possibilidades são os carros blindados à venda.

Com a blindagem no auto, o entendimento é que o motorista brasileiro pode enfrentar situações de perigo nas nossas principais cidades, com um pouco mais de segurança própria.

Por conta dessa demanda, muitos condutores que costumam trabalhar na rua ou até mesmo aqueles que pretendem investir em veículos mais caros para ter conforto na dirigibilidade, tentam blindar seus carros para que tenham uma sensação de paz ao trafegar nas principais vias do país.


Alta nas vendas

Para entendermos um pouco mais deste cenário, em 2024, o Brasil registrou um recorde na venda de carros blindados em suas vias. De acordo com os dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), 29.576 veículos foram blindados. Em 2023, a associação informou que foram 29.296 carros protegidos no país.

Esses números demonstram uma insatisfação imensa da população brasileira com a segurança pública. O entendimento é que, como o governo não passa a proteção necessária, a população precisa criar seus próprios métodos para se proteger dos perigos diários.

Vale citar, que para blindar o veículo, o condutor tem que disponibilizar pelo menos R$50.000 de investimento inicial com possibilidade de ver esses números apresentar uma alta durante o processo.


Carros elétricos

Uma nova tendência do mercado brasileiro, os carros elétricos também já entraram na lista dos veículos blindados. De acordo com a Abrablin, o setor já apresenta 40% das blindagens realizadas ao longo do ano passado. Com isso, a expectativa é que nos próximos anos, essa quantidade cresça de forma intensa e tenha uma quantidade relevante no setor.


Quais cidades lideram o ranking dos veículos blindados?

Como não poderia ser diferente, São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores capitais do país e, que sofrem diariamente com a falta de segurança pública, lideram o ranking das cidades que mais blindam seus veículos. Porém, a diferença entre eles é imensa na comparação dos números da Abrablin. Enquanto a capital paulista corresponde por 24.601 veículos blindados, o município carioca está com 2.406 carros. O pódio das blindagens é fechado pelo Ceará, com 932 blindados.

O top-5 das cidades brasileiras que mais blindam seus veículos é encerrado com a dupla Pernambuco (741) e Rio Grande do Sul (367). Ou seja, o sudeste e nordeste aparecem com mais demandas.


São Paulo em alerta

Um ponto que ajuda São Paulo a ter maiores cuidados com a blindagem dos veículos fica por conta da quantidade de furtos ou roubos na cidade. Para entendermos, o governo local divulgou que os números ficaram perto dos 50.000. Ou seja, essa falta de segurança para dirigir o veículo na maior cidade do país deve aumentar cada vez mais aumentar a demanda de blindados.

 

FONTE: Folha PiauÍ

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More