Cerca de 29.296 veículos, representando um aumento de 13% em comparação ao ano anterior
De acordo com números da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor registrou um novo recorde em 2023, com a blindagem de 29.296 veículos, representando um aumento de 13% em comparação ao ano anterior. Mas comprar um carro civil blindado exige uma série de providências.
Verificações antes de comprar um blindado
Pensando em auxiliar os consumidores que estão buscando veículos blindados usados, a InstaCarro plataforma de venda de seminovos e usados listou quatro verificações que o motorista deve fazer antes de adquirir um veículo já blindado:
1. Histórico de manutenção e uso - Verificar cuidadosamente o histórico de manutenção do veículo, incluindo registros de reparos relacionados à blindagem. Buscar informações sobre o uso anterior do carro, se ele foi utilizado principalmente em áreas de alto risco ou se enfrentou situações que possam ter comprometido sua integridade.
2. Condição da blindagem - Procurar por sinais de desgaste na blindagem visível (vidros), trincas, bolhas ou áreas delaminadas. É essencial garantir que a blindagem esteja em perfeitas condições para fornecer a proteção necessária em caso de emergência.
3. Documentação e certificações - Isso inclui a autorização do Exército Brasileiro para a blindagem do veículo, certificados de garantia da empresa responsável pela blindagem e registros de testes balísticos e de resistência.
4. Motivação para blindagem - Entender os motivos pelos quais o veículo foi blindado. Se possível, entrar em contato com o proprietário anterior para obter informações sobre as circunstâncias que levaram à decisão de blindar o carro. Isso pode ajudar a avaliar se a blindagem foi feita por precaução ou se o veículo foi exposto a situações de alto risco. Se um carro foi exposto a um tiroteio, por exemplo, ele precisa se blindado novamente, tendo de passar por todas as etapas do processo mais uma vez.
FONTE GAZETA DE S. PAULO


