Licenciamento 2024 em SP

2 de maio de 2024

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou o calendário anual de licenciamento de veículos para 2024. O cronograma obrigatório começa em 1º de julho e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro.


Para os proprietários que optarem por regularizar o licenciamento de forma antecipada, é possível atualizar o documento de 2024 antes mesmo do vencimento.


Em todos os casos, para o processo ser concluído, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá estar quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, como, por exemplo, todas as multas exigíveis e a taxa de licenciamento anual, que será de R$ 160,22 em 2024 (era de R$ 155,23 em 2023).


O ajuste no valor é feito com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando que o valor da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) é reajustado anualmente.


Calendário do licenciamento 2024 SP


Veículos automotores, reboques e semirreboques

  • Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho
  • Placas com finais 3 e 4: prazo até 30 de agosto
  • Placas com finais 5 e 6: prazo até 30 de setembro
  • Placas com finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro
  • Placas com final 9: prazo até 29 de novembro
  • Placas com final 0: prazo até 31 de dezembro


Caminhões

  • Placas com finais 1 e 2: prazo até 30 de setembro
  • Placas com finais 3, 4 e 5: prazo até 31 de outubro
  • Placas com final 6, 7 e 8: prazo até 29 de novembro
  • Placas com final 9 e 0: prazo até 31 de dezembro


Como fazer e penalidade por perder o prazo


É importante lembrar aos motoristas que não licenciar o veículo no prazo estabelecido é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)


Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal), despachantes, nas lotéricas os débitos do veículo, como por exemplo IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.


O documento digital fica disponível para download e impressão no item 'Licenciamento Digital' nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito - CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).


IPVA

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. O pagamento pode ser feito em cota única, com desconto, ou parcelado.



Carros a GNV

Nos casos de veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), para que o licenciamento seja expedido é necessária prévia aprovação em inspeção de segurança veicular com a respectiva expedição de CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Caso não tenha sido transmitido eletronicamente o CSV, o proprietário ou seu representante legal deverá apresentá-lo presencialmente em um posto de atendimento do Detran-SP.



FONTE: Uol.com

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
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