Brasil é a terra dos carros blindados com maior frota do mundo

21 de março de 2024

Não estamos em guerra, pelo menos não oficialmente, mas temos a maior frota de blindados do mundo e isso não é aquela propaganda famosa que conhecemos, é realmente verdade.


Os números reais não são conhecidos, mas a frota de carros blindados do Brasil é insuperável e talvez só o Exército Brasileiro saiba exatamente quantos existem rodando por aqui.


Isso porque a blindagem de qualquer carro precisa atender aos requisitos do EB, porém, alterações e a retirada da blindagem não precisam mais ser comunicadas ao Exército.


Assim, o que se estima é que no país, rodem entre 116 mil e 300 mil carros blindados, sendo que alguns deles foram blindados em parceria com os fabricantes dos veículos.


O número é tão grande que supera as frotas de países como México e Rússia, com sofrem com narcotráfico e o crime organizado, respectivamente.


No Brasil, o que impera é o medo da violência urbana, que leva muitas pessoas direto aos carros blindados, que antigamente eram apenas veículos de pessoas muito ricas ou de executivos de grandes corporações.


Com números da violência crescendo tanto que a blindagem de veículos de passeio se proliferou pelo Brasil, com diversas empresas atuando no setor, que movimenta milhões de reais.


Ainda cara, a blindagem custa em média R$ 70 mil para um carro pequeno, o que ainda é proibitivo para a maioria dos proprietários de veículos.


Quem não pode arcar com isso, se vale de alternativas não blindadas, como a película de segurança nos vidros, por exemplo.

De qualquer forma, o mercado de carros usados é um combustível para compradores que não podem adquirir um zero km.


No mercado existem muitas ofertas de carros blindados usados, mas é preciso atenção por conta da chamada delaminação nos vidros blindados, altamente prejudicial na hora de suportar os impactos do inimigo no “combate” do cotidiano…



Fonte: VEJA


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More