Carros elétricos: conheça os tipos, diferenças e vantagens

28 de setembro de 2023

Veículos estão disponíveis em vários modelos e com diversas tecnologias



Levou mais de 100 anos, mas os carros elétricos finalmente começaram a ser populares. O primeiro modelo elétrico surgiu em 1888, criado por Andreas Flocken na Alemanha. Projetado como uma charrete de quatro rodas, o “carro” tinha um motor de 0,7 kW e uma bateria de 100 quilos, podendo chegar a 15 km/h. Hoje, a tecnologia evoluiu muito e diversos veículos estão disponíveis, com tipos e categorias diferentes. Veja, abaixo, as tecnologias existentes:

Modelo híbrido (HEV)

Vamos começar pelo veículo elétrico híbrido (HEV, na sigla em inglês), que pode ser abastecido com combustíveis convencionais (álcool, gasolina ou diesel) e pode ser movido a energia a partir de uma bateria. A vantagem desse tipo de carro elétrico é a flexibilidade, uma vez que tem um motor a combustão e outro elétrico.

Com esse conjunto, ele apresenta melhor eficiência no uso do combustível em relação aos carros tradicionais, usando o motor elétrico para complementar a atividade dos pistões movidos a combustão em determinados momentos. Isso acontece quando o carro está em baixas velocidades e as rotações por minuto (RPM) estão menores.

Também há modelos mais inteligentes, que usam mais a energia da bateria para alimentar o carro quando está parado no trânsito. Neste caso, o motor a combustão é desligado e o elétrico mantém o veículo em funcionamento, podendo até dar a partida no carro para começar a andar.

Os carros elétricos do tipo híbrido são menos poluentes que os veículos tradicionais, mas ainda poluem, pois precisam de combustível fóssil para funcionar, a menos que utilizem etanol. Além disso, um HEV não conta com cabo de recarga e recarrega suas baterias a partir da energia cinética gerada pela frenagem regenerativa (kers).

Carro híbrido plug-in (PHEV)

Uma evolução do HEV é o veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV, na sigla em inglês). Ele ainda mantém dois motores (um a combustão e outro elétrico), mas sai da fábrica com um cabo de recarga para que a bateria seja recarregada na rede elétrica. Isso dá mais autonomia para a operação de um carro PHEV que o modelo híbrido descrito anteriormente.

Por ter essa habilidade de recarga, um PHEV pode até funcionar usando o motor elétrico como o principal, que atua sozinho durante um trajeto. Neste caso, os papéis se invertem e o motor a combustão só vai funcionar quando a energia acabar. Isso vai depender do modelo do carro, que pode ter o modo 100% elétrico e/ou modo híbrido.

Eles ainda contam com a recarga via energia cinética, usando a tecnologia de frenagem regenerativa, além da possibilidade de usar o carro para recarregar.

Mais modelos híbridos

Além dos dois já mencionados, há outras variedades de modelos que contam com motor elétrico e a combustão:

MHEV

O “Veículo Híbrido Leve” ou híbrido parcial prioriza o motor a combustão para propulsionar o veículo. O motor elétrico é pequeno e utilizado para auxiliá-lo em situações em que é necessária uma potência extra, como na hora de arrancar, além de manter os sistemas ligados nas desacelerações. Basicamente, ele serve apenas para reduzir o consumo de combustível.

REEV

Já o “Carro Elétrico de Autonomia Prolongada” funciona ao contrário do MHEV. Aqui, o motor elétrico é o principal e o motor a combustão só vai funcionar como gerador de eletricidade e somente quando a carga da bateria estiver muito baixa. A ideia é que o motorista tenha um plano B quando não encontrar uma fonte de recarga, aumentando a autonomia do veículo. É preciso destacar que o motor a combustão não vai movimentar o veículo, ele vai apenas gerar energia para o motor elétrico.

Modelo 100% elétrico (BEV)

O veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês) é movido totalmente por energia e não conta com um motor a combustão. Assim, como no híbrido plug-in, o BEV tem um carregador para ser ligado à rede elétrica para recarregamento (seja por uma tomada ou por uma fonte específica para carros elétricos). A bateria também pode ser recarregada pela energia gerada na frenagem regenerativa.

A desvantagem desse modelo é sua autonomia, que varia de veículo para veículo. A maioria tem autonomia de 100 a 160 quilômetros de rodagem, o que deve ser o suficiente para o dia a dia, mas um problema para viagens. Há modelos que, com uma única carga, conseguem chegar a 420 quilômetros de autonomia.

Eles podem ser recarregados nas residências, usando uma tomada de 220 V. O tempo de recarga varia de acordo com a capacidade da bateria, mas deve levar em torno de quatro a oito horas para carregamento total. Já existem estações de recarregamento ultrarrápidas, capazes de recarregar estes veículos em minutos e, normalmente, ficam dispostas em rodovias para permitir viagens.

O funcionamento do motor de um BEV não é muito diferente de um carro híbrido. Ele também conta com as funções de desligamento automático em paradas, enquanto seu torque é instantâneo e não depende do número de rotações por minuto, como no caso de motores a combustão.

Modelo elétrico com célula de hidrogênio (FCEV)

O veículo elétrico a célula de combustível (FCEV, na sigla em inglês) é um modelo que utiliza o gás hidrogênio como principal fonte de combustível. Este tipo de carro não tem um motor a combustão e o hidrogênio (fornecido de forma líquida e pressurizada junto com oxigênio, processo chamado de eletrólise) é usado para gerar a energia diretamente para o motor elétrico.

A principal vantagem dele é não precisar de um grande conjunto de baterias para funcionar. Isso diminui o peso do carro e permite uma maior autonomia para o veículo. No entanto, o FCEV conta com um tanque que precisa ser abastecido com o hidrogênio, fonte renovável e não poluente.

O processo de reabastecimento é similar ao de um carro movido a combustível fóssil, levando em torno de 10 minutos para encher completamente (carros elétricos convencionais podem levar horas para carregar suas baterias na rede elétrica). Só é necessário encontrar um posto de combustível que forneça o hidrogênio, o que deve ser o principal desafio no Brasil. Não há levantamento sobre o número de postos com o combustível sendo vendido.

Os FCEV ainda conservam semelhanças de funcionamento com os carros híbridos e totalmente elétricos, como o desligamento automático do motor quando parados e o uso da frenagem regenerativa para recarregar a bateria – que aqui é usada como nos carros a combustão, para gerar energia à parte auxiliar do veículo (luzes, som, etc.).


FONTE: ALÉM DA ENERGIA

29 de abril de 2025
Com aumento de furtos e roubos a veículos, país registrou recorde de blindagens em 2025 e até a procura por carros usados blindados vem crescendo De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-AP), houve aumento de 31,4% nos furtos de SUVs na região Metropolitana de São Paulo entre janeiro e dezembro de 2024 ante 2023 . Não à toa, motoristas vêm buscando alternativas a fim de evitar complicações do tipo, sendo a blindagem automotiva a principal delas. E não é só com foco em SUVs, tampouco em São Paulo. Embora o estado ainda lidere com folgas a busca pelo serviço no país, o interesse por carros blindados cresceu entre os motoristas brasileiros . De acordo com levantamento da Webmotors, obtido por Autoesporte em primeira mão, houve aumento de 14% na procura por usados com algum tipo de blindagem na plataforma entre janeiro e março de 2025 na comparação com mesmo período do ano anterior. No caso dos modelos zero km, a alta foi de 8%. Entre os usados, o Toyota Corolla lidera o ranking de buscas, com 16,96% . Temos, na sequência, outro sedã: o Volkswagen Jetta , com 11,35%. Completam o top 10 Volkswagen Tiguan (10,54%), BMW Série 3 (10,48%), Volkswagen Passat (10,41%), Porsche Cayenne (9,12%), Toyota SW4 (8,04%), Honda Civic (7,82%), Volkswagen Golf (7,73%) e Volvo XC60 (7,56%). No caso dos zero km já vemos maior inclinação aos SUVs. O Toyota Corolla Cross encabeça a lista de carros novos blindados mais procurados na plataforma, com 16,69%. SW4 (13,32%) e Caoa Chery Tiggo 7 (11,38%) fecham o pódio. Temos ainda no ranking BMW X6 (9,44%), Toyota Corolla (8,70%), Volkswagen Nivus (8,45%), Honda HR-V (8,27%), Volkswagen T-Cross (8,09%), Hyundai Creta (8,05%) e Jeep Compass (7,60%). A criminalidade faz com que proprietários busquem cada vez mais por tal solução. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 34.402 veículos passaram pelo processo no país ao longo de 2024 — o que se traduz em um novo recorde . Ainda de acordo com a entidade, a frota de blindados no Brasil já se aproxima das 400 mil unidades . A Abrablin diz também que Toyota , Jeep , BMW , Volkswagen e BYD encabeçam a lista de montadoras que mais tiveram seus carros blindados no ano passado. No caso da fabricante chinesa, tal evidencia o viés de alta da frota blindada na seara de eletrificados. São Paulo é líder em blindagem Para completar, segundo dados da Abrablin, São Paulo ainda lidera com sobras o ranking nacional de carros blindados . Quase 85% das blindagens feitas no país em 2024 foram realizadas no estado. Na sequência, Rio de Janeiro e Ceará, com 2.669 e 992 serviços , respectivamente, completam o pódio. Ainda de acordo com a entidade, à exceção do Rio Grande do Sul, houve alta na procura pela blindagem nos demais estados. Só no Rio de Janeiro o crescimento foi de 44% ante 2023. FONTE: Autoesporte/Globo
24 de abril de 2025
A blindagem de carro se tornou uma necessidade para muitos motoristas no Brasil, especialmente em tempos de crescente preocupação com a segurança. Essa proteção não é apenas um recurso, mas uma resposta a um contexto onde a integridade pessoal e dos ocupantes é prioridade. Neste post, vamos explorar os diferentes tipos de blindagem oferecidos, sua importância e como escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades. Com o aumento de incidentes de violência, a blindagem tem se popularizado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse processo e quais são os benefícios reais. Você vai aprender sobre as opções de blindagem disponíveis e como cada uma delas pode proteger seu veículo de ameaças externas. Saiba como essa tecnologia pode trazer mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia, além de assegurar que seu carro esteja preparado para enfrentar imprevistos. O que é Blindagem de Carro? A blindagem de carro é um processo de proteção que se aplica a veículos, criando uma barreira contra ameaças externas, como tiros e impactos. Essa tecnologia é especialmente procurada por pessoas que desejam aumentar sua segurança e a de seus passageiros, proporcionando tranquilidade em situações de risco. Mas como exatamente funciona a blindagem e quais são seus principais componentes? Níveis de Blindagem Quando se trata de blindagem de carro , entender os diferentes níveis de proteção é fundamental para fazer uma escolha informada. Cada nível é projetado para responder a ameaças específicas, oferecendo segurança de acordo com as necessidades individuais. Aqui, detalhamos os principais níveis de blindagem disponíveis e suas características. Nível I-A O Nível I-A é o mais básico de blindagem e é principalmente projetado para proteger contra armas de fogo de baixo calibre, como pistolas comuns. Ele é indicado para pessoas que podem estar em áreas de risco moderado e que desejam um nível de segurança sem grandes intervenções no veículo. Esse tipo de blindagem é mais leve e menos custoso, tornando-o uma opção popular entre motoristas que buscam um primeiro passo em direção à segurança. Essencialmente, essa blindagem é uma boa escolha para profissionais que necessitam de algumas medidas de proteção, mas cuja exposição a situações de violência não é extremamente alta. Entre os usuários típicos estão empresários que realizam viagens em áreas urbanas e pessoas que desejam um certo grau de conforto e segurança sem se comprometerem totalmente com um veículo blindado. Nível III-A O Nível III-A oferece uma proteção mais robusta, capaz de resistir a armas de fogo de médio calibre, como revólveres .44 Magnum e pistolas .45 ACP. Suas características incluem a utilização de materiais avançados, aumentando a resistência do veículo sem comprometer muito seu peso ou design. Um exemplo claro de uso desse nível de blindagem são os veículos de executivos e personalidades públicas que precisam transitar em ambientes urbanos e que, porventura, possam ser alvo de ameaças. A blindagem III-A é um compromisso eficaz entre segurança e estética, permitindo que os motoristas mantenham uma certa discrição enquanto viajam com uma proteção sólida. Este tipo de blindagem é indicado para aqueles que enfrentam riscos moderados, mas que ainda assim precisam de um nível de segurança mais adequado. Níveis IV e V Os Níveis IV e V de blindagem representam a proteção mais alta, sendo projetados para resistir a disparos de armas de fogo de alto poder, como fuzis e armamentos militares. o Nível IV : É especialmente indicado para forças de segurança e militares, pois pode suportar disparos de rifles de alta potência. Essa blindagem é ideal para situações extremas, onde há um risco elevado de ataques armados. o Nível V : Este nível é ainda mais sofisticado e destina-se a ambientes de combate. Ele protege contra armamentos fuzil e outras ameaças graves. A razão pela qual esses níveis de blindagem não são permitidos para civis está ligada à segurança pública e à legislação. Armamentos que podem ser usados contra um veículo blindado de Nível IV ou V são considerados de uso militar, e sua disponibilização ao público em geral poderia criar um ambiente de risco elevado. Portanto, a blindagem destes níveis é restrita a situações controladas, como operações policiais e militares. Assim, ao considerar uma blindagem de carro, é crucial avaliar seu estilo de vida e os riscos que você enfrenta. Uma escolha bem informada pode fazer toda a diferença na sua segurança e na de seus passageiros. Para entender melhor o que é blindagem. Materiais Utilizados A blindagem é feita com diversos materiais que garantem a segurança do veículo. Os mais usados incluem: o Aço : Fornece uma estrutura robusta e durável. o Aramida : Um material leve, mas com alta resistência, frequentemente utilizado em coletes à prova de balas. o Vidro Balístico : Substitui o vidro comum, garantindo proteção contra impactos diretos. Esses materiais não apenas protegem contra balas, mas também oferecem resistência a explosões em alguns casos. Vantagens da Blindagem A blindagem de carro oferece vários benefícios, como: o Segurança Aumentada : Proporciona proteção efetiva contra ataques. o Tranquilidade : Motoristas e passageiros sentem-se mais seguros ao conduzir. o Valorização do Veículo : Carros blindados muitas vezes mantêm seu valor de revenda devido à alta demanda. Considerações Finais Antes de optar pela blindagem, é importante avaliar suas necessidades individuais. A segurança do veículo pode ser um fator determinante na escolha da blindagem ideal. A blindagem de carro não é apenas uma questão de segurança; é uma decisão que pode impactar sua vida cotidiana. Ao investir em proteção, você está optando por um estilo de vida mais seguro e consciente. FONTE : VERIFICARAUTO
22 de abril de 2025
O mercado de blindagem automotiva no Brasil vive um de seus melhores momentos, com crescimento contínuo e recorde de produção. A alta na procura, no entanto, começa a gerar pressão sobre a cadeia produtiva, especialmente na oferta de vidros blindados — item essencial e sensível no processo de blindagem. Com isso, a demanda crescente tem exigido das empresas mais planejamento e expansão da capacidade industrial, sem comprometer a qualidade do serviço. Está faltando vidro? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, a indústria está reagindo com soluções estruturais para aumentar o fornecimento dos insumos. "É um material técnico, com riscos de trincas e quebras na manipulação e transporte. Por isso, vemos empresas apostando na verticalização, criando suas próprias fábricas de vidros e mantas balísticas para garantir o ritmo da produção", afirma. Em 2024, o setor alcançou o recorde de 34 mil veículos blindados produzidos, e já movimenta uma frota circulante de cerca de 400 mil veículos seminovos blindados. A cadeia produtiva emprega hoje aproximadamente 120 mil pessoas, somando empregos diretos e indiretos. Para atender à demanda crescente, algumas empresas do setor têm operado até em três turnos, ajustando sua capacidade de produção conforme o ritmo do mercado. "Como o serviço é feito sob encomenda, o consumidor que decide trocar de carro também encomenda a blindagem. Em períodos de maior procura, os prazos — que normalmente giram em torno de 25 dias corridos — tendem a se alongar um pouco mais", explica Silva. Apesar da ideia comum de que blindagem está ligada à violência urbana, os dados mostram um novo perfil de consumidor. Mesmo com a queda nos índices de criminalidade, especialmente em São Paulo (que concentra 85% do mercado) a procura continua em alta. "Hoje, a blindagem é associada também à confiança, conforto e valorização do veículo", pondera o executivo. Silva acrescenta que, no entanto, o segmento de blindados é um setor volátil, sujeito a fatores externos como políticas econômicas internacionais. FONTE : UOL IMAGEM : Jales Valquer /Fotoarena/Folhapress
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