Cinco atitudes para quem usa carro blindado

24 de outubro de 2024

1.Portas trancadas

A primeira regra básica é andar sempre com as portas trancadas e/ou verificar o trancamento assim que os passageiros entrarem no carro. No caso do Q5 e de carros novos, portas se trancam automaticamente quando o veículo se movimenta, mas é sempre bom ficar atento.


2.Vidros sempre fechados

É absolutamente normal querer abrir os vidros, mas o movimento dos vidros maiores, mais pesados e espessos, é mais lento. Por isso,  prefira sempre rodar com os vidros fechados e com o ar-condicionado ligado no interior do veículo.


3.Cuidado no embarque e desembarque

De acordo com os especialistas, a maioria das ações dos bandidos são oportunistas e acontecem em momentos como o embarque e desembarque do automóvel. Portanto, fique atento e redobre sua atenção antes de entrar ou sair do carro, estando sozinho ou em família. Olhe bem os arredores e certifique-se de que tudo seja feito rapidamente, sem "dar bandeira".


4.Mantenha distância do carro à frente

Sempre tente parar (no farol ou em qualquer eventual parada do veículo) a uma distância segura do carro à frente. Isso permite uma escapada mais fácil, caso seja necessário. "Sempre tente parar onde ainda se possa ver os pneus traseiros do carro à frente. Se for preciso escapar para um dos lados, será muito mais fácil com esse espaço".


5.Evite zonas consideradas "de risco"

Evite passar por zonas consideradas "de risco". Prefira sempre rodar por avenidas expressas, que não tenham faróis e onde os retornos sejam por pontes ou passagens subterrâneas. Evite, ainda, entrar com o carro em locais que você não conhece.


FONTE: Bol.uol

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More