Nem todo mundo consegue reconhecer um carro blindado, mas há alguns detalhes que entregam a proteção. Longe de ser um manual para bandidos, explicamos quais são as principais diferenças e como eles ajudam a afugentar os criminosos.
Como a maior parte da blindagem fica escondida na carroceria, são os vidros que exibem as principais diferenças. A espessura e o acabamento do vidro são os dois principais pontos de atenção.
"A transparência de um vidro convencional de 4 milímetros é diferente da de um vidro de 18 ou 21 mm. Dependendo da situação, o vidro pode ficar mais cristalino. Mas ele não tem aquele aspecto leitoso de antigamente", ensina Marcelo Silva, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).
De acordo com Marcelo, o reflexo e a transparência específica de alguns vidros são o principal ponto de destaque, mas não são os únicos.
"Todo veículo tem uma banda negra em volta do para-brisa e do vidro traseiro, uma banda reticulada que tem como objetivo esconder um pouco o acabamento dessas partes. Todo blindado também tem essa faixa preta nas bordas. Se você vir essa banda negra, o carro foi blindado".
Essa tinta negra esconde o aço de reforço e permite ter um acabamento mais esmerado. "A aderência dessa faixa das bordas não é tão simples. Ela passa pelo processo de cura em temperaturas elevadas e não sai com facilidade", continua.
Caso não notem imediatamente que o carro é blindado, Marcelo diz que é possível observar que o veículo é blindado ao dar qualquer batidinha no vidro. Em boa parte dos casos é suficiente para dissuadir os bandidos.
"Para que ele vai atirar em um carro blindado? Ele não vai conseguir o objetivo dele de levar algo ou roubar o carro, além de chamar atenção pelo barulho da arma. Além disso, a munição não é barata e dá trabalho para comprar. É pouco provável dele fazer isso, ele vai esperar vir uma nova remessa de carros".
FONTE: UOL


