Como reconhecer que um carro é blindado

31 de maio de 2024

Nem todo mundo consegue reconhecer um carro blindado, mas há alguns detalhes que entregam a proteção. Longe de ser um manual para bandidos, explicamos quais são as principais diferenças e como eles ajudam a afugentar os criminosos.


Como a maior parte da blindagem fica escondida na carroceria, são os vidros que exibem as principais diferenças. A espessura e o acabamento do vidro são os dois principais pontos de atenção.


"A transparência de um vidro convencional de 4 milímetros é diferente da de um vidro de 18 ou 21 mm. Dependendo da situação, o vidro pode ficar mais cristalino. Mas ele não tem aquele aspecto leitoso de antigamente", ensina Marcelo Silva, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).


De acordo com Marcelo, o reflexo e a transparência específica de alguns vidros são o principal ponto de destaque, mas não são os únicos.


"Todo veículo tem uma banda negra em volta do para-brisa e do vidro traseiro, uma banda reticulada que tem como objetivo esconder um pouco o acabamento dessas partes. Todo blindado também tem essa faixa preta nas bordas. Se você vir essa banda negra, o carro foi blindado".


Essa tinta negra esconde o aço de reforço e permite ter um acabamento mais esmerado. "A aderência dessa faixa das bordas não é tão simples. Ela passa pelo processo de cura em temperaturas elevadas e não sai com facilidade", continua.


Caso não notem imediatamente que o carro é blindado, Marcelo diz que é possível observar que o veículo é blindado ao dar qualquer batidinha no vidro. Em boa parte dos casos é suficiente para dissuadir os bandidos.



"Para que ele vai atirar em um carro blindado? Ele não vai conseguir o objetivo dele de levar algo ou roubar o carro, além de chamar atenção pelo barulho da arma. Além disso, a munição não é barata e dá trabalho para comprar. É pouco provável dele fazer isso, ele vai esperar vir uma nova remessa de carros".



FONTE: UOL

 

 


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More