Entre novos e usados! 10 carros blindados mais buscados do Brasil

29 de julho de 2025

 Blindagens automotivas crescem com a criminalidade, impulsionando recorde no Brasil em 2025.



O Brasil registrou um crescimento em blindagens de  veículos em 2025, refletindo um cenário de preocupação com a segurança.


Com furtos e roubos em alta, a blindagem tornou-se uma opção cada vez mais atrativa para os motoristas. São Paulo, com sua intensa atividade urbana, destaca-se nessa tendência.


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo destacou que, entre 2023 e 2024, os furtos de SUVs na região metropolitana aumentaram 31,4%.


Esse dado impulsionou os motoristas a considerarem a blindagem como uma medida eficaz contra crimes. A tendência se estende a outros estados, embora São Paulo permaneça como líder.


Segundo especialistas, a procura por veículos blindados, tanto novos quanto usados, teve um aumento considerável em 2025.



Entre janeiro e março, houve um crescimento de 14% na busca por usados blindados em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os modelos novos registraram uma alta de 8%.


Preferências entre os modelos blindados

  • Carros usados

No mercado de usados, o Toyota Corolla destacou-se como o mais buscado, com 16,96% das pesquisas. O Volkswagen Jetta e o Volkswagen Tiguan seguiram no ranking, com 11,35% e 10,54%, respectivamente, mostrando a preferência por sedãs e SUVs.


  • Carros novos

Entre os modelos zero km, a preferência foi maior pelos SUVs, com o Toyota Corolla Cross liderando as buscas, obtendo 16,69%. O Toyota SW4 e o Caoa Chery Tiggo 7 também se destacaram, completando o pódio dos mais desejados.


Posição                              Modelo                          Percentual de buscas  

     1º                             Toyota Corolla Cross            16,70%   

     2º                             Toyota SW4                              13,30%  

     3º                             Caoa Chery Tiggo 7              11,40%  

     4º                             BMW X6                                     9,40%   

     5º                             Toyota Corolla                        8,70%  

     6º                             Volkswagen Nivus                 8,50%  

     7º                             Honda HR-V                             8,30%   

     8º                             Volkswagen T-Cross           8,10%  

     9º                            Hyundai Creta                         8%   

    10º                          Jeep Compass                          7,60%

 


Dados da Abrablin e o cenário nacional

De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 34.402 veículos foram blindados em 2024, um recorde no país.


A frota nacional de blindados aproxima-se de 400 mil unidades. Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD foram as marcas com mais veículos blindados.


Além disso, São Paulo liderou com 85% das blindagens realizadas em 2024. O Rio de Janeiro, com um aumento de 44% na busca por blindagens, e o Ceará também mostraram crescimento.


Essa tendência revela a crescente preocupação com a segurança em todo o Brasil.


FONTE: News Motor


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More