Cresce a demanda por blindagem de veículos no Brasil

6 de junho de 2024

O mercado de blindagem de veículos no Brasil registrou um novo recorde em 2023, com 29.296 veículos recebendo proteção balística, marcando um aumento de 13% em relação a 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Este crescimento evidencia uma busca cada vez mais comum por segurança, mas também levanta dúvidas sobre como escolher uma empresa de blindagem confiável.


Para os proprietários de veículos interessados em blindagem, torna-se cada vez mais vital verificar a autenticidade das certificações das empresas. Isso pode ser feito por meio do site oficial da montadora, onde geralmente estão listadas as companhias certificadas ou homologadas para realizar serviços de blindagem em seus veículos. Além disso, a manutenção preventiva anual é crucial para assegurar a durabilidade e a eficácia da blindagem, mantendo o alto padrão de segurança.


Tendo isso como prioridade na escolha de serviços de blindagem, a Carbon se destaca como líder global neste segmento. A empresa é conhecida por sua garantia de qualidade e segurança, graças à sua vasta equipe de engenharia balística, capaz de desenvolver projetos personalizados que não apenas garantem proteção balística excepcional, mas também buscam preservar ao máximo a originalidade do veículo.


A Carbon é certificada por seis renomadas montadoras automotivas, abrangendo um total de nove marcas distintas. Entre elas estão a JLR (Jaguar Land Rover), que inclui Range Rover, Defender e Discovery; a Jaguar; a Toyota; a BYD; a GWM (Great Wall Motors), com as marcas Haval e Ora; e a GM (General Motors), com a marca Chevrolet. A empresa também é homologada pela Volvo Cars, e assegura aos clientes a manutenção da garantia original de fábrica de todos os veículos pós-blindagem. Este reconhecimento é resultado de um intenso processo colaborativo de desenvolvimento entre as montadoras e a empresa de blindagem, garantindo conformidade com elevados padrões de segurança e qualidade.


“A busca por proteção não deve comprometer a qualidade e a integridade do veículo. Na Carbon, nos empenhamos em oferecer serviços de blindagem que atendam às mais rigorosas exigências de segurança, sem esquecer a importância da estética e do desempenho do veículo”, afirma Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon.


Assim, a empresa não apenas atende aos critérios de certificação das montadoras, mas vai além, realizando testes balísticos rigorosos em colaboração com instituições internacionais, como a EDAG – multinacional alemã com mais de 50 anos de experiência, especializada em serviços de engenharia para o desenvolvimento de veículos, plataformas de manufatura e tecnologias para carros modernos, incluindo veículos autônomos. “Esse é o tipo de parceria que assegura um padrão de segurança superior em todos os nossos serviços. E é também, claro, o que indicamos que todos os interessados por uma blindagem de qualidade busquem”, diz Michel.


Qualidade conjunta

As montadoras estabelecem critérios detalhados ao certificar empresas de blindagem, demandando conformidade com padrões elevados de segurança, qualidade no acabamento e integridade estrutural. Entre os requisitos, estão incluídos testes balísticos avançados, análises de durabilidade e funcionalidade dos veículos pós-blindagem, além da garantia de que as modificações não comprometem adversamente o desempenho e a segurança. A certificação também exige uma auditoria contínua dos processos de fabricação e instalação para assegurar a consistência e alta qualidade em todas as blindagens.


A expansão da Carbon e sua dedicação a manter parcerias com montadoras prestigiadas refletem seu compromisso em atender à crescente demanda por segurança no mercado automotivo, consolidando sua posição como líder mundial em blindagem de veículos civis.


Como funciona a manutenção preventiva de carros blindados?

A manutenção preventiva de carros blindados inclui uma revisão anual obrigatória durante o período de garantia, a ser realizada independentemente da quilometragem rodada. Esta revisão verifica a integridade da blindagem, o estado dos vidros, as condições dos componentes afetados pela blindagem, entre outros aspectos, para assegurar que tudo esteja funcionando adequadamente e manter o alto padrão de proteção.



FONTE: Motor Mais




11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More