Veículo blindado

12 de junho de 2025

Veículos blindados são veículos que se utilizam de uma proteção estrutural reforçada de aço, conhecida como blindagem, que visa proteger os ocupantes contra tiros e explosões. A blindagem pode ser utilizada tanto em carros de passeioveículos de transporte de valores e veículos militares, como em carros de combateaeronaves e navios.


Os veículos civis também podem ser blindados e são geralmente usados por chefes de estado, ou ainda em zonas de conflito ou países com altos índices de violência, como o BrasilParaguai e Colômbia. Os veículos blindados também são usados rotineiramente por empresas de segurança para transportar dinheiro ou objetos de valor a fim de reduzir o risco de roubo ou sequestro da carga.


O projeto e a finalidade do veículo determinam a quantidade de blindagem necessária, pois a blindagem é geralmente muito pesada e quantidades excessivas de blindagem restringem a mobilidade. Para reduzir esse problema, alguns novos materiais (nanomateriais) e composições de materiais estão sendo pesquisados, incluindo o buckypaper, e placas de blindagem de espuma de alumínio.

 

No Brasil

Um blindado soviético BRDM-2 De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil possui a maior frota de veículos blindados do mundo, com frota estimada de cerca de 340 mil carros, sendo a blindagem de nível III-A a mais adotada.

Para blindar um carro é necessário uma autorização do Exército, sendo necessário autorização para cada veículo a ser blindado. Para que a pessoa jurídica ou física possa ter um veículo blindado, terá que obter também, antes do processo de blindagem ou compra de um blindado usado, o CR (Certificado de Registro), esse documento é pessoal e tem validade de três anos, onde o Exército autoriza a posse e utilização do veículo blindado.


Blindagens e níveis

Existem vários tipos de blindagem, sendo as mais comuns a II e a IIIA.

·        I- Calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras;

·        II-A: Armas do nível I-A e mais Magnum.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9 mm;

·        III-A: Todas as anteriores e mais Magnum.44 e submetralhadora Uzi;

·        III: Todas as anteriores e mais fuzis M16AK-47AR-15FALG36 e G3;

·        IV: Todas as anteriores e mais munições perfurantes, como a .30-06 e a .338 e granadas;

·        V: Todas as anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk


A blindagem nível IV e V estão disponíveis apenas para as Forças Armadaschefes de estado.



FONTE: Wikipedia

 

 

 

 

 

 

 

16 de setembro de 2025
O interesse por carros blindados no Brasil continua crescendo significativamente. A blindagem de veículos oferece proteção adicional, mas é essencial entender suas limitações e a importância de práticas de segurança adequadas. · Aumento da frota de carros blindados anualmente · Principais marcas escolhidas para blindagem · Dicas de segurança para motoristas de veículos blindados O crescimento da frota de carros blindados no Brasil A frota nacional de carros blindados tem aumentado desde 2021. Em 2024, mais de 34,4 mil veículos receberam essa proteção. Ao todo, cerca de 400 mil veículos blindados circulam no país atualmente. Quais marcas lideram as blindagens de veículos? Marcas como Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD são líderes na instalação de proteção balística. São Paulo destaca-se com cerca de 85% das blindagens realizadas. A blindagem é realmente segura? Apesar da blindagem oferecer segurança, não é um escudo absoluto. Procedimentos equivocados ou uma rotina previsível podem comprometer a segurança. Como aumentar a segurança ao usar um carro blindado? Para aprimorar a sua segurança , considere as seguintes práticas: · Variação de trajetos e horários evita previsibilidade. · Evite parar em zonas críticas ou de pouca visibilidade. · Treine saídas rápidas e coordenadas. · Revise regularmente a blindagem e sistemas do veículo. · Mantenha discrição para evitar chamar atenção. · Mantenha vidros sempre fechados para mais proteção. · Use películas escuras para reduzir a visibilidade interna. Pontos principais sobre carros blindados no Brasil · A frota de carros blindados continua aumentando significativamente. · Marcas específicas dominam o mercado de blindagens. · A segurança começa com práticas corretas e formação contínua. FONTE: PERFIL Foto: Divulgação/BYD
11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
Show More