Vidros de carros blindados podem ser reparados ou devem ser destruídos?

21 de dezembro de 2023

Elemento é o mais vulnerável da blindagem e pode apresentar delaminação e perda de eficácia balística.

Nos anos 1990, a blindagem acrescia, em média, 300 kg ao carro. Hoje, um sedã de porte médio blindado recebe a metade desse peso. A indústria, de modo geral, está sempre à procura de melhores soluções, e com a blindagem não é diferente. No entanto, não é sempre que há uma salvação nesse tipo de serviço.

Vidros blindados delaminados, por exemplo, não podem ser reparados. A portaria nº 94, publicada pelo Exército em 16 de agosto de 2019, prevê no Art. 63 do capítulo V que “as blindagens balísticas inservíveis ou com avarias, inclusive delaminação, devem ser destruídas”.

A delaminação acontece quando há deslocamento das camadas do vidro blindado, o que cria bolhas de ar esbranquiçadas. Pode ter várias causas, de reações da composição do produto até condições de uso e conservação do veículo. Exposição a ambientes severos de calor e umidade pode acelerar o processo.

Vale lembrar que os vidros são a parte mais vulnerável da blindagem. “São elementos mais sensíveis ao tempo, podem apresentar delaminação e perda de eficácia balística. A parte opaca, na qual aplicam-se manta e aço, tem durabilidade que provavelmente se estenderá por toda a vida do veículo, desde que a instalação tenha sido de qualidade e que sejam feitas as revisões preventivas”, diz Alessandro Ericsson, CEO da Carbon Blindados.

Portanto, não há salvação para os vidros blindados: eles precisam ser substituídos 


FONTE: AUTO ESPORTE


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No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
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