Tudo sobre o IPVA de carros eletrificados

3 de agosto de 2023

Tudo sobre o IPVA de carros eletrificados


O que você precisa saber sobre o IPVA de carros eletrificados



No Brasil, os governos estaduais são responsáveis pela definição da alíquota paga pelo IPVA e demais regras que abrangem o pagamento do imposto. O valor pago é dividido entre Fundeb (20%), governos estaduais (40%) e prefeituras municipais (40%).

Em alguns estados, o IPVA de carros eletrificados respeita a mesma norma para veículos a combustão. Já outros estados isentam o proprietário de pagar o imposto para incentivar a venda de automóveis elétricos.

Os donos de veículos movido à força motriz elétrica estão isentos de pagar o IPVA nos seguintes estados/distritos: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Ceará, Rio de Janeiro e também na cidade de São Paulo (SP), o imposto tem isenção parcial. No Rio de Janeiro, por exemplo, o IPVA para carros híbridos é de 1.5%, já para veículos 100% elétricos é de 0,5%.

Na cidade de São Paulo (SP) a prefeitura reembolsa parte do IPVA. Desde setembro de 2022, através de decreto, o governo municipal devolve ao dono do veículo elétrico a parte do IPVA pertencente ao Município.

Este valor pode ser usado para desconto no IPTU ou ser recebido em conta bancária. Para ter este benefício, o munícipe deverá fazer a solicitação no site oficial de Prefeitura de São Paulo.

Os estados da Bahia, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul possuem projetos de lei em discussão, nas respectivas Assembleias Legislativas, para definir sobre a isenção total ou parcial do IPVA para carros elétricos ou híbridos.


Como funciona o imposto

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto pago anualmente pelos donos de carros automotores. A quitação é uma exigência para a retirada do licenciamento do veículo.

As regras para os pagamentos são definidas pelos governos estaduais. O valor pago é determinado pelo preço de venda do veículo, de acordo com a Tabela Fipe, multiplicado pela alíquota do estado.

As normas são as mesmas para veículos movidos a combustão e carros elétricos, exceto para aqueles estados com isenção, mencionados anteriormente.

O IPVA pode ser pago à vista ou parcelado. Algumas unidades da federação possuem desconto para pagamentos de uma única vez.

Em alguns casos específicos o motorista pode conseguir a isenção. Quem utiliza o veículo para exercer alguma atividade profissional ou portadores de doença físicas ou mentais, podem solicitar a isenção do pagamento do IPVA.

Além disso, os estados possuem regras diferentes em relação ao tempo de fabricação do veículo para o pagamento do IPVA. No Rio Grande do Norte, por exemplo, carros com mais de 10 anos de fabricação, não pagam o imposto, já em Santa Catarina, este tempo sobe para 30 anos ou mais.


Mercado de carros elétricos no Brasil

Os números confirmam o forte crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no primeiro bimestre do ano, foram 8.797 unidades comercializadas, um aumento de 47% sobre o mesmo período de 2022 (5.993).

Em fevereiro foram 4.294 veículos leves eletrificados comercializados. Em relação ao mesmo mês de 2022, que teve 3.435 emplacamentos, o crescimento foi de 25%. Em janeiro de 2023 foram 4.503 veículos leve eletrificados emplacados, o melhor primeiro mês do ano na série histórica da ABVE.

Em dezembro de 2022, 5.587 carros receberam emplacamentos, 19% a mais que o primeiro mês de 2023. O último mês do ano passado foi o segundo melhor de toda a série histórica, só superado por setembro de 2022 com 6.391 novas unidades.

As vendas de janeiro a dezembro de 2022 (49.245) foram 41% superiores às do mesmo período de 2021 (34.990), que já tinham sido 77% superiores às de 2020 (19.745).

Com esses números, até fevereiro deste ano, a frota total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil (autos, comerciais leves e SUV) chegou a 135.301, desde o início da série histórica da ABVE.


Fonte: Terra.com


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
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