Blindagem de carro: quais são os tipos e como é feita?

23 de abril de 2024

Brasil tem maior frota de blindados do mundo; veja como funciona o procedimento


O Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo. Quase 30 mil veículos receberam proteção balística em 2023, como demonstram os números da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). O resultado representou um avanço de 13% em comparação com o ano anterior, mostrando que a procura pelo serviço também aumentou.


Mas quais são os tipos de blindagem? Autoesporte consultou Mário Brandizzi Neto, sócio-proprietário da BSS Serviços de Blindagem, e Fabiano Cruz, diretor comercial, para entender mais sobre o assunto.


Quais são os tipos?

Os motoristas podem optar por duas categorias: opaca e transparente. A opaca consiste em reforçar todas as estruturas do veículo, como carroceria, pilares, teto, colunas, janelas, capô e o porta-malas. Já a blindagem transparente oferece apenas o reforço nos vidros, além de ser mais segura em comparação com as películas antivandalismo.

“O serviço de blindagem é regulado pelo exército. As empresas precisam ter autorização das forças armadas para operar no ramo, uma vez que manuseamos produtos balísticos”, explicou Fabiano Cruz.


"A autorização é emitida pelo exército de acordo com as especificações do veículo e sua finalidade. Alguns tipos de blindagem são proibidos para civis e estão restritos às forças armadas ou empresas que transportam valores”, elaborou Mário Brandizzi. São elas:


                                                                              Blindagem de veículos


Nível de blindagem                Proteção                                                                                                      Uso

I-A                                         Armas de fogo com calibres  entre 22 e 38                                        Civil

II-A                                        Pistolas 9 mm e revólveres  Magnum 375                                           Civil

III-A                                       Revólveres Magnum 44 e submetralhadoras Uzi                             Civil

III                                             Fuzis AK-47, AR-15, FAL, G36, G3, entre outros                                 Restrito

IV                                            Metralhadoras 338 Lapua Magnum e granadas                              Proibido para civis

V                                                  Metralhadoras .50 BMG                                                                                             Proibido para civis


A Abrablin declara que 95% dos carros blindados do Brasil têm proteção de nível III-A, a mais resistente autorizada para uso civil geral. No caso da blindagem de nível III, ainda mais impenetrável, será necessária uma autorização especial do exército antes de dar início ao procedimento. Já os níveis IV e V são proibidos para civis, em quaisquer circunstâncias.


Quais são as etapas da blindagem?

O motorista interessado em reforçar seu veículo terá de procurar uma blindadora licenciada para dar entrada na autorização junto às forças armadas e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Após a aprovação dos órgãos, o veículo será encaminhado para o início da aplicação dos reforços estruturais. A primeira etapa é a desmontagem, onde partes da carroceria e do interior, como vidros, forros, paineis e bancos, serão removidas.


Com o veículo ‘depenado’, inicia-se a aplicação da manta de aramida em toda a estrutura da lataria. Trata-se de uma fibra sintética de alta resistência, capaz de proteger contra cortes e perfurações. Em regiões frágeis, como maçanetas e fechaduras, a blindadora poderá utilizar aço balístico.


A etapa seguinte consiste na instalação dos vidros. No caso da blindagem III-A, a mais comum do país, o para-brisa e as janelas podem ter até 20 mm de espessura e aguentar tiros de submetralhadoras. O mesmo procedimento funciona para os teto-solares, sejam eles individuais ou panorâmicos — mas isso acabará elevando o custo total com materiais e mão de obra.


Por fim, o veículo será remontado e passará por diversas inspeções, tanto de acabamento quanto de funilaria. As linhas da carroceria estão alinhadas? O revestimento da porta faz barulho? Os forros estão bem instalados? Os testes de infiltração foram conclusivos? Nesta etapa, a equipe da blindadora vai passar um ‘pente fino’ para garantir que tudo está em ordem.


O carro blindado será devidamente limpo e higienizado, e ainda passará por outra inspeção visual externa antes de ser entregue ao cliente. Um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) terá de ser emitido, uma vez que a blindagem deve constar no documento.


Quanto custa?

O valor pode variar bastante de acordo com o veículo e suas especificidades. No estado de São Paulo, onde mais de 100 blindadoras prestam serviço, o motorista terá de gastar em torno de R$ 90 mil para reforçar a estrutura de um carro popular em nível III-A. Este valor pode fazer o preço do veiculo dobrar.


Ainda que o processo e até os materiais usados na blindagem de um Hyundai Creta ou de um Land Rover Evoque sejam os mesmos, o carro premium exige cuidados extras por conta de suas características. Há mais chicotes a serem desconectados, sensores a serem instalados, itens para reforçar e por aí vai…


Blindar um automóvel vai aumentar, em média, 150 kg do seu peso total. Há algumas décadas, com o uso de materiais pesados (como o aço), a blindagem poderia adicionar até 500 kg ao carro. "Após a adoção da manta de aramida, é como dirigir com duas pessoas a mais na cabine o tempo todo", explica o sócio-proprietário Mário Brandizzi Neto.


FONTE: Auto Esporte










12 de junho de 2025
Veículos blindados são veículos que se utilizam de uma proteção estrutural reforçada de aço, conhecida como blindagem , que visa proteger os ocupantes contra tiros e explosões . A blindagem pode ser utilizada tanto em carros de passeio , veículos de transporte de valores e veículos militares, como em carros de combate , aeronaves e navios . Os veículos civis também podem ser blindados e são geralmente usados por chefes de estado , ou ainda em zonas de conflito ou países com altos índices de violência , como o Brasil , Paraguai e Colômbia . Os veículos blindados também são usados rotineiramente por empresas de segurança para transportar dinheiro ou objetos de valor a fim de reduzir o risco de roubo ou sequestro da carga. O projeto e a finalidade do veículo determinam a quantidade de blindagem necessária, pois a blindagem é geralmente muito pesada e quantidades excessivas de blindagem restringem a mobilidade. Para reduzir esse problema, alguns novos materiais ( nanomateriais ) e composições de materiais estão sendo pesquisados, incluindo o buckypaper , e placas de blindagem de espuma de alumínio. No Brasil Um blindado soviético BRDM-2 De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil possui a maior frota de veículos blindados do mundo, com frota estimada de cerca de 340 mil carros, sendo a blindagem de nível III-A a mais adotada. Para blindar um carro é necessário uma autorização do Exército , sendo necessário autorização para cada veículo a ser blindado. Para que a pessoa jurídica ou física possa ter um veículo blindado, terá que obter também, antes do processo de blindagem ou compra de um blindado usado, o CR (Certificado de Registro), esse documento é pessoal e tem validade de três anos, onde o Exército autoriza a posse e utilização do veículo blindado. Blindagens e níveis Existem vários tipos de blindagem, sendo as mais comuns a II e a IIIA. · I- Calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras; · II-A: Armas do nível I-A e mais Magnum.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9 mm; · III-A: Todas as anteriores e mais Magnum.44 e submetralhadora Uzi ; · III: Todas as anteriores e mais fuzis M16 , AK-47 , AR-15 , FAL , G36 e G3 ; · IV: Todas as anteriores e mais munições perfurantes, como a .30-06 e a .338 e granadas ; · V: Todas as anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk A blindagem nível IV e V estão disponíveis apenas para as Forças Armadas , chefes de estado . FONTE: Wikipedia
10 de junho de 2025
Carros blindados são tendência em 2025 para quem busca segurança veicular, conforto e valorização do investimento. Saiba como escolher o modelo ideal. Em um cenário de crescente preocupação com a segurança urbana, os carros blindados têm se consolidado como a melhor escolha para quem deseja tranquilidade no trânsito. Mais do que proteção contra ameaças externas, eles oferecem conforto, sofisticação e valorização de mercado. Executivos, empresários, famílias e compradores exigentes têm enxergado nos veículos blindados uma solução inteligente, unindo segurança pessoal com mobilidade de alto padrão. Em 2025, essa tendência se intensifica com novas tecnologias de blindagem e maior acesso à revenda especializada. Se você está pensando em comprar carro blindado, entender os benefícios, tipos de blindagem e o papel de uma revenda de confiança é essencial. A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber antes de tomar sua decisão. Por que os carros blindados estão em alta em 2025 A alta nos índices de violência urbana e o aumento de situações de risco fizeram com que o mercado de carros blindados crescesse de forma significativa nos últimos anos. Em 2025, esse cenário se mantém, impulsionado também por um consumidor mais consciente e exigente. Mais do que um item de luxo, o veículo blindado se tornou uma ferramenta essencial de proteção pessoal e familiar. A facilidade de financiamento, a valorização do bem e a presença de revendas especializadas tornam esse tipo de automóvel cada vez mais acessível. Além disso, o mercado evoluiu. Hoje, é possível encontrar modelos com blindagem moderna, mais leve, discreta e que não compromete o desempenho do carro. Essa combinação entre tecnologia e conforto é o que torna a blindagem uma escolha inteligente. Quais os principais tipos de blindagem disponíveis Ao comprar carro blindado, é fundamental conhecer os diferentes tipos de blindagem e suas aplicações. No Brasil, os níveis de proteção são definidos por normas técnicas, sendo o nível III-A o mais comum para uso civil. A blindagem nível III-A oferece proteção contra armas de mão como pistolas 9mm e revólveres calibre .44 Magnum, as mais utilizadas em situações urbanas. Esse tipo de blindagem é amplamente adotado por civis devido à sua eficiência e discrição. Os materiais mais usados na blindagem incluem o aço balístico, o vidro blindado multicamadas e o aramida (semelhante ao kevlar). Cada material tem sua vantagem e deve ser escolhido conforme a necessidade do cliente e o modelo do veículo. Contar com uma revenda de confiança é essencial para garantir que a blindagem seja homologada, certificada e instalada corretamente, sem comprometer a estrutura ou a dirigibilidade do automóvel. Como escolher um carro blindado ideal para sua necessidade O primeiro passo para escolher o carro blindado ideal é entender seu perfil de uso. Para quem utiliza o carro diariamente na cidade, modelos mais compactos e discretos são recomendados. Já para quem viaja com frequência ou transporta família, SUVs blindadas oferecem mais espaço e conforto. É importante avaliar também o consumo de combustível, a potência do motor (já que a blindagem acrescenta peso ao veículo) e a qualidade dos materiais aplicados. Nem sempre o carro mais caro é o melhor, o segredo está no equilíbrio entre segurança, conforto e performance. Carros blindados: segurança, investimento e valorização Além de serem sinônimo de proteção pessoal e familiar, os carros blindados também representam um investimento inteligente. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, veículos com blindagem de qualidade tendem a se valorizar no mercado de usados, especialmente quando mantêm a originalidade e têm procedência garantida. Fonte: Mambrini Motors
5 de junho de 2025
Um veículo com blindagem exige um cuidado todo especial para seguir com muita segurança. Veja como funciona a manutenção de um carro blindado
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