Blindagem de carro: quais são os tipos e como é feita?

23 de abril de 2024

Brasil tem maior frota de blindados do mundo; veja como funciona o procedimento


O Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo. Quase 30 mil veículos receberam proteção balística em 2023, como demonstram os números da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). O resultado representou um avanço de 13% em comparação com o ano anterior, mostrando que a procura pelo serviço também aumentou.


Mas quais são os tipos de blindagem? Autoesporte consultou Mário Brandizzi Neto, sócio-proprietário da BSS Serviços de Blindagem, e Fabiano Cruz, diretor comercial, para entender mais sobre o assunto.


Quais são os tipos?

Os motoristas podem optar por duas categorias: opaca e transparente. A opaca consiste em reforçar todas as estruturas do veículo, como carroceria, pilares, teto, colunas, janelas, capô e o porta-malas. Já a blindagem transparente oferece apenas o reforço nos vidros, além de ser mais segura em comparação com as películas antivandalismo.

“O serviço de blindagem é regulado pelo exército. As empresas precisam ter autorização das forças armadas para operar no ramo, uma vez que manuseamos produtos balísticos”, explicou Fabiano Cruz.


"A autorização é emitida pelo exército de acordo com as especificações do veículo e sua finalidade. Alguns tipos de blindagem são proibidos para civis e estão restritos às forças armadas ou empresas que transportam valores”, elaborou Mário Brandizzi. São elas:


                                                                              Blindagem de veículos


Nível de blindagem                Proteção                                                                                                      Uso

I-A                                         Armas de fogo com calibres  entre 22 e 38                                        Civil

II-A                                        Pistolas 9 mm e revólveres  Magnum 375                                           Civil

III-A                                       Revólveres Magnum 44 e submetralhadoras Uzi                             Civil

III                                             Fuzis AK-47, AR-15, FAL, G36, G3, entre outros                                 Restrito

IV                                            Metralhadoras 338 Lapua Magnum e granadas                              Proibido para civis

V                                                  Metralhadoras .50 BMG                                                                                             Proibido para civis


A Abrablin declara que 95% dos carros blindados do Brasil têm proteção de nível III-A, a mais resistente autorizada para uso civil geral. No caso da blindagem de nível III, ainda mais impenetrável, será necessária uma autorização especial do exército antes de dar início ao procedimento. Já os níveis IV e V são proibidos para civis, em quaisquer circunstâncias.


Quais são as etapas da blindagem?

O motorista interessado em reforçar seu veículo terá de procurar uma blindadora licenciada para dar entrada na autorização junto às forças armadas e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Após a aprovação dos órgãos, o veículo será encaminhado para o início da aplicação dos reforços estruturais. A primeira etapa é a desmontagem, onde partes da carroceria e do interior, como vidros, forros, paineis e bancos, serão removidas.


Com o veículo ‘depenado’, inicia-se a aplicação da manta de aramida em toda a estrutura da lataria. Trata-se de uma fibra sintética de alta resistência, capaz de proteger contra cortes e perfurações. Em regiões frágeis, como maçanetas e fechaduras, a blindadora poderá utilizar aço balístico.


A etapa seguinte consiste na instalação dos vidros. No caso da blindagem III-A, a mais comum do país, o para-brisa e as janelas podem ter até 20 mm de espessura e aguentar tiros de submetralhadoras. O mesmo procedimento funciona para os teto-solares, sejam eles individuais ou panorâmicos — mas isso acabará elevando o custo total com materiais e mão de obra.


Por fim, o veículo será remontado e passará por diversas inspeções, tanto de acabamento quanto de funilaria. As linhas da carroceria estão alinhadas? O revestimento da porta faz barulho? Os forros estão bem instalados? Os testes de infiltração foram conclusivos? Nesta etapa, a equipe da blindadora vai passar um ‘pente fino’ para garantir que tudo está em ordem.


O carro blindado será devidamente limpo e higienizado, e ainda passará por outra inspeção visual externa antes de ser entregue ao cliente. Um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) terá de ser emitido, uma vez que a blindagem deve constar no documento.


Quanto custa?

O valor pode variar bastante de acordo com o veículo e suas especificidades. No estado de São Paulo, onde mais de 100 blindadoras prestam serviço, o motorista terá de gastar em torno de R$ 90 mil para reforçar a estrutura de um carro popular em nível III-A. Este valor pode fazer o preço do veiculo dobrar.


Ainda que o processo e até os materiais usados na blindagem de um Hyundai Creta ou de um Land Rover Evoque sejam os mesmos, o carro premium exige cuidados extras por conta de suas características. Há mais chicotes a serem desconectados, sensores a serem instalados, itens para reforçar e por aí vai…


Blindar um automóvel vai aumentar, em média, 150 kg do seu peso total. Há algumas décadas, com o uso de materiais pesados (como o aço), a blindagem poderia adicionar até 500 kg ao carro. "Após a adoção da manta de aramida, é como dirigir com duas pessoas a mais na cabine o tempo todo", explica o sócio-proprietário Mário Brandizzi Neto.


FONTE: Auto Esporte










29 de abril de 2025
Com aumento de furtos e roubos a veículos, país registrou recorde de blindagens em 2025 e até a procura por carros usados blindados vem crescendo De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-AP), houve aumento de 31,4% nos furtos de SUVs na região Metropolitana de São Paulo entre janeiro e dezembro de 2024 ante 2023 . Não à toa, motoristas vêm buscando alternativas a fim de evitar complicações do tipo, sendo a blindagem automotiva a principal delas. E não é só com foco em SUVs, tampouco em São Paulo. Embora o estado ainda lidere com folgas a busca pelo serviço no país, o interesse por carros blindados cresceu entre os motoristas brasileiros . De acordo com levantamento da Webmotors, obtido por Autoesporte em primeira mão, houve aumento de 14% na procura por usados com algum tipo de blindagem na plataforma entre janeiro e março de 2025 na comparação com mesmo período do ano anterior. No caso dos modelos zero km, a alta foi de 8%. Entre os usados, o Toyota Corolla lidera o ranking de buscas, com 16,96% . Temos, na sequência, outro sedã: o Volkswagen Jetta , com 11,35%. Completam o top 10 Volkswagen Tiguan (10,54%), BMW Série 3 (10,48%), Volkswagen Passat (10,41%), Porsche Cayenne (9,12%), Toyota SW4 (8,04%), Honda Civic (7,82%), Volkswagen Golf (7,73%) e Volvo XC60 (7,56%). No caso dos zero km já vemos maior inclinação aos SUVs. O Toyota Corolla Cross encabeça a lista de carros novos blindados mais procurados na plataforma, com 16,69%. SW4 (13,32%) e Caoa Chery Tiggo 7 (11,38%) fecham o pódio. Temos ainda no ranking BMW X6 (9,44%), Toyota Corolla (8,70%), Volkswagen Nivus (8,45%), Honda HR-V (8,27%), Volkswagen T-Cross (8,09%), Hyundai Creta (8,05%) e Jeep Compass (7,60%). A criminalidade faz com que proprietários busquem cada vez mais por tal solução. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 34.402 veículos passaram pelo processo no país ao longo de 2024 — o que se traduz em um novo recorde . Ainda de acordo com a entidade, a frota de blindados no Brasil já se aproxima das 400 mil unidades . A Abrablin diz também que Toyota , Jeep , BMW , Volkswagen e BYD encabeçam a lista de montadoras que mais tiveram seus carros blindados no ano passado. No caso da fabricante chinesa, tal evidencia o viés de alta da frota blindada na seara de eletrificados. São Paulo é líder em blindagem Para completar, segundo dados da Abrablin, São Paulo ainda lidera com sobras o ranking nacional de carros blindados . Quase 85% das blindagens feitas no país em 2024 foram realizadas no estado. Na sequência, Rio de Janeiro e Ceará, com 2.669 e 992 serviços , respectivamente, completam o pódio. Ainda de acordo com a entidade, à exceção do Rio Grande do Sul, houve alta na procura pela blindagem nos demais estados. Só no Rio de Janeiro o crescimento foi de 44% ante 2023. FONTE: Autoesporte/Globo
24 de abril de 2025
A blindagem de carro se tornou uma necessidade para muitos motoristas no Brasil, especialmente em tempos de crescente preocupação com a segurança. Essa proteção não é apenas um recurso, mas uma resposta a um contexto onde a integridade pessoal e dos ocupantes é prioridade. Neste post, vamos explorar os diferentes tipos de blindagem oferecidos, sua importância e como escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades. Com o aumento de incidentes de violência, a blindagem tem se popularizado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse processo e quais são os benefícios reais. Você vai aprender sobre as opções de blindagem disponíveis e como cada uma delas pode proteger seu veículo de ameaças externas. Saiba como essa tecnologia pode trazer mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia, além de assegurar que seu carro esteja preparado para enfrentar imprevistos. O que é Blindagem de Carro? A blindagem de carro é um processo de proteção que se aplica a veículos, criando uma barreira contra ameaças externas, como tiros e impactos. Essa tecnologia é especialmente procurada por pessoas que desejam aumentar sua segurança e a de seus passageiros, proporcionando tranquilidade em situações de risco. Mas como exatamente funciona a blindagem e quais são seus principais componentes? Níveis de Blindagem Quando se trata de blindagem de carro , entender os diferentes níveis de proteção é fundamental para fazer uma escolha informada. Cada nível é projetado para responder a ameaças específicas, oferecendo segurança de acordo com as necessidades individuais. Aqui, detalhamos os principais níveis de blindagem disponíveis e suas características. Nível I-A O Nível I-A é o mais básico de blindagem e é principalmente projetado para proteger contra armas de fogo de baixo calibre, como pistolas comuns. Ele é indicado para pessoas que podem estar em áreas de risco moderado e que desejam um nível de segurança sem grandes intervenções no veículo. Esse tipo de blindagem é mais leve e menos custoso, tornando-o uma opção popular entre motoristas que buscam um primeiro passo em direção à segurança. Essencialmente, essa blindagem é uma boa escolha para profissionais que necessitam de algumas medidas de proteção, mas cuja exposição a situações de violência não é extremamente alta. Entre os usuários típicos estão empresários que realizam viagens em áreas urbanas e pessoas que desejam um certo grau de conforto e segurança sem se comprometerem totalmente com um veículo blindado. Nível III-A O Nível III-A oferece uma proteção mais robusta, capaz de resistir a armas de fogo de médio calibre, como revólveres .44 Magnum e pistolas .45 ACP. Suas características incluem a utilização de materiais avançados, aumentando a resistência do veículo sem comprometer muito seu peso ou design. Um exemplo claro de uso desse nível de blindagem são os veículos de executivos e personalidades públicas que precisam transitar em ambientes urbanos e que, porventura, possam ser alvo de ameaças. A blindagem III-A é um compromisso eficaz entre segurança e estética, permitindo que os motoristas mantenham uma certa discrição enquanto viajam com uma proteção sólida. Este tipo de blindagem é indicado para aqueles que enfrentam riscos moderados, mas que ainda assim precisam de um nível de segurança mais adequado. Níveis IV e V Os Níveis IV e V de blindagem representam a proteção mais alta, sendo projetados para resistir a disparos de armas de fogo de alto poder, como fuzis e armamentos militares. o Nível IV : É especialmente indicado para forças de segurança e militares, pois pode suportar disparos de rifles de alta potência. Essa blindagem é ideal para situações extremas, onde há um risco elevado de ataques armados. o Nível V : Este nível é ainda mais sofisticado e destina-se a ambientes de combate. Ele protege contra armamentos fuzil e outras ameaças graves. A razão pela qual esses níveis de blindagem não são permitidos para civis está ligada à segurança pública e à legislação. Armamentos que podem ser usados contra um veículo blindado de Nível IV ou V são considerados de uso militar, e sua disponibilização ao público em geral poderia criar um ambiente de risco elevado. Portanto, a blindagem destes níveis é restrita a situações controladas, como operações policiais e militares. Assim, ao considerar uma blindagem de carro, é crucial avaliar seu estilo de vida e os riscos que você enfrenta. Uma escolha bem informada pode fazer toda a diferença na sua segurança e na de seus passageiros. Para entender melhor o que é blindagem. Materiais Utilizados A blindagem é feita com diversos materiais que garantem a segurança do veículo. Os mais usados incluem: o Aço : Fornece uma estrutura robusta e durável. o Aramida : Um material leve, mas com alta resistência, frequentemente utilizado em coletes à prova de balas. o Vidro Balístico : Substitui o vidro comum, garantindo proteção contra impactos diretos. Esses materiais não apenas protegem contra balas, mas também oferecem resistência a explosões em alguns casos. Vantagens da Blindagem A blindagem de carro oferece vários benefícios, como: o Segurança Aumentada : Proporciona proteção efetiva contra ataques. o Tranquilidade : Motoristas e passageiros sentem-se mais seguros ao conduzir. o Valorização do Veículo : Carros blindados muitas vezes mantêm seu valor de revenda devido à alta demanda. Considerações Finais Antes de optar pela blindagem, é importante avaliar suas necessidades individuais. A segurança do veículo pode ser um fator determinante na escolha da blindagem ideal. A blindagem de carro não é apenas uma questão de segurança; é uma decisão que pode impactar sua vida cotidiana. Ao investir em proteção, você está optando por um estilo de vida mais seguro e consciente. FONTE : VERIFICARAUTO
22 de abril de 2025
O mercado de blindagem automotiva no Brasil vive um de seus melhores momentos, com crescimento contínuo e recorde de produção. A alta na procura, no entanto, começa a gerar pressão sobre a cadeia produtiva, especialmente na oferta de vidros blindados — item essencial e sensível no processo de blindagem. Com isso, a demanda crescente tem exigido das empresas mais planejamento e expansão da capacidade industrial, sem comprometer a qualidade do serviço. Está faltando vidro? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, a indústria está reagindo com soluções estruturais para aumentar o fornecimento dos insumos. "É um material técnico, com riscos de trincas e quebras na manipulação e transporte. Por isso, vemos empresas apostando na verticalização, criando suas próprias fábricas de vidros e mantas balísticas para garantir o ritmo da produção", afirma. Em 2024, o setor alcançou o recorde de 34 mil veículos blindados produzidos, e já movimenta uma frota circulante de cerca de 400 mil veículos seminovos blindados. A cadeia produtiva emprega hoje aproximadamente 120 mil pessoas, somando empregos diretos e indiretos. Para atender à demanda crescente, algumas empresas do setor têm operado até em três turnos, ajustando sua capacidade de produção conforme o ritmo do mercado. "Como o serviço é feito sob encomenda, o consumidor que decide trocar de carro também encomenda a blindagem. Em períodos de maior procura, os prazos — que normalmente giram em torno de 25 dias corridos — tendem a se alongar um pouco mais", explica Silva. Apesar da ideia comum de que blindagem está ligada à violência urbana, os dados mostram um novo perfil de consumidor. Mesmo com a queda nos índices de criminalidade, especialmente em São Paulo (que concentra 85% do mercado) a procura continua em alta. "Hoje, a blindagem é associada também à confiança, conforto e valorização do veículo", pondera o executivo. Silva acrescenta que, no entanto, o segmento de blindados é um setor volátil, sujeito a fatores externos como políticas econômicas internacionais. FONTE : UOL IMAGEM : Jales Valquer /Fotoarena/Folhapress
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