Brasil registra mais de 29 mil carros com proteção balística em 2024

5 de novembro de 2024

A previsão é da Associação Brasileira de Blindagem


O Brasil deve atingir até o final do ano a marca de cerca de 40 mil veículos blindados. A previsão é da Associação Brasileira de Blindagem.

O número representa um novo recorde, superando os mais de 29 mil carros que receberam a proteção balística em 2023.

Entre os estados do país com maior índice de blindagem está São Paulo em primeiro lugar e o Rio de Janeiro em segundo.

A reportagem da BandNews FM conversou com três empresas do Rio que realizam o serviço e todas apontaram crescimento de buscas por essa proteção.

Uma blindadora da Zona Oeste chegou a registrar aumento de 75% no número de blindagens em veículos. Além de oferecer o serviço, o estabelecimento realiza um treinamento com cada cliente para que eles entendam características e limitações do veículo blindado.

No dia 24 de outubro, criminosos abordaram e dispararam contra um veículo na Zona Norte do Rio. A janela do carro ficou com cerca de 20 marcas de tiros. Não há informações sobre o estado de saúde dela. Imagens obtidas pela reportagem da BandNews FM mostram dois criminosos armados ameaçando a motorista para que ela desse ré com o veículo e, assim, saísse de cima de um terceiro suspeito e uma moto. No registro, a lateral do automóvel já aparece com as perfurações. Coagida, a mulher obedece à intimação, retornando com o carro e fugindo em seguida.

A executiva de uma seguradora, Solange Zaquem, tem dois veículos blindados e afirma que isso já impediu alguns assaltos.

Para o próximo ano, a expectativa é que o indicador continue em alta. O presidente da Associação Brasileira de Blindagem, Marcelo Silva, afirma que esse número deve crescer pelo menos 10% no próximo ano.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram blindados 20.090 carros no Brasil.




FONTE: Band.com.br

 


11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More