DECLARAÇÃO DE BLINDAGEM

16 de fevereiro de 2021

A DB É O DOCUMENTO ESSENCIAL PARA REGULARIZAR VSEU VEÍCULO BLINDADO

Com a finalidade de regulamentar a blindagem de veículos de passeio, a Resolução do CONTRAN Nº 292/2008 determina a regularização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a inserção do termo “veículo blindado” no campo de observações da documentação de veículos blindados.
O CRLV modificado é uma documentação de veículos blindados necessário para todo e qualquer veículo blindado e poderá ser verificado pela fiscalização de trânsito, evitando multa e apreensão do veículo.
A Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro, emitida pelo Ministério da Defesa Exército Brasileiro, é uma documentação de veículos blindados obrigatória para liberação do Detran para 2º fase, sendo solicitado apenas pela Blindadora cadastrada no sistema Siscab conforme Portaria 013 – D Log.
A blindadora deve ter o Certificado de Registro (CR) no Exército. Além disso, para cada carro, ela tem de fazer uma solicitação específica. A empresa deve exigir alguns documentos do dono do veículo: RG, CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), certidões negativas e criminais das justiças Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos e atestado de antecedentes criminais pela Polícia Federal para a Emissão da AUTORIZAÇÃO DE BLINDAGEM E DA DECLARAÇÃO DE BLINDAGEM junto ao Exército. Outro documento é o Termo de Compromisso, que especifica todo o material usado, bem como o nível de segurança. É o termo legal no qual a empresa se responsabiliza pela blindagem. Uma cópia desse termo, acompanhada do requerimento do proprietário, da cópia da autorização de blindagem (fornecida pelo Exército) e da cópia do CRLV, será enviada à Região Militar. Esse documento é de uso obrigatório para a circulação de tais veículos. O motorista poderá ser multado e até ter o carro retido ao circular sem ele.

Além da documentação junto ao Exército, deve-se requerer junto ao Detran a alteração no CRLV, aonde constará no campo de observação: a inscrição "veiculo blindado".

11 de setembro de 2025
No ano passado, cerca de 34.402 veículos foram blindados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os números representam um crescimento de 17,4% em comparação com o ano de 2023. O aumento representa uma demanda de consumidores que buscam por uma maior segurança dentro dos automóveis. Como existe uma diversidade de empresas em atuação no Brasil, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), em parceria com a Abrablin, lançaram um certificado de qualidade dessas blindagens. O selo de qualidade deve seguir um padrão confiável para que os consumidores saibam a quem recorrer na hora de realizar uma blindagem. “A certificação aborda a qualidade e conformidade dos materiais balísticos utilizados no processo de blindagem, como manta, aço e vidro balístico, que devem obrigatoriamente possuir a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE)”, ressalta a organização. Vale pontuar que o IQA atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para conduzir este tipo de avaliação, seguindo as exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000. Segundo o gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sergio Fabiano, a certificação é voluntária e visa garantir que a empresa forneça um produto que cumpra sua finalidade. No processo de certificação, a empresa que realiza a blindagem veicular é submetida a uma avaliação abrangente, que engloba desde a sua estrutura física e capacidade de produção até a conformidade com normas de segurança e regulamentações. Aspectos como o processo de fabricação, disponibilidade de autorização para funcionamento, os equipamentos e tecnologias empregadas, bem como aquisição de materiais balísticos que passaram por testes realizados nos produtos finais para verificar sua resistência balística e outras características de segurança.  FONTE: ABRABLIN
9 de setembro de 2025
Blindagem de veículos é fiscalizada pelo Exército e exige autorização antes do início do processo
4 de setembro de 2025
Nível mais usado é o que suporta disparos de pistola de até 9mm e revolveres 44 Magnum, considerada a maior arma de mão
Show More