Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) registrou a blindagem de 29.296 veículos no ano passado
Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor registrou a blindagem de 29.296 veículos no ano passado, com alta de 13% em relação a 2022, com estimativa de uma frota de quase 340 mil carros blindados no Brasil desde 1995.
Lista de cuidados
Para prolongar a vida útil desses veículos e garantir sua segurança, o proprietário deve adotar práticas de manutenção adequadas. A InstaCarro – plataforma de compra e venda de veículos seminovos e usados – listou cinco cuidados essenciais para os blindados:
1.Limpeza - Lavar o veículo com frequência, usando sabão neutro e água. Evitar produtos químicos agressivos, como detergentes ou ácidos, que podem danificar a carroceria, os vidros e, por consequência, a blindagem.
2. Inspeção - Verificar regularmente a blindagem em busca de sinais de danos, como rachaduras, bolhas ou delaminações de vidros.
3. Manutenção - Seguir o cronograma de manutenção recomendado pela fabricante da blindagem. Normalmente, recomenda-se a inspeção balística a cada cinco anos ou se houver qualquer atentado contra o veículo.
4. Proteção contra intempéries - Evitar expor o veículo a condições climáticas extremas, como calor ou frio intensos.
5. Armazenamento - Se o proprietário não utilizar o veículo por um longo período, deve guardá-lo em um local fechado, seco e ventilado. Cobrir o veículo com uma capa protetora para evitar que poeira e sujeira se acumulem na blindagem.
FONTE: Gazeta de S. Paulo


